Universidade e povos indígenas, obstáculos e alternativas para o diálogo de saberes

Revista Tellus

Endereço:
Av. Tamandaré, 6000. Jardim Seminário.
CAMPO GRANDE / MS
79011900
Site: http://www.neppi.org/
Telefone: 6733123590
ISSN: 2359-1943
Editor Chefe: Dr. Pe. Georg Lachnitt
Início Publicação: 30/09/2001
Periodicidade: Bimestral

Universidade e povos indígenas, obstáculos e alternativas para o diálogo de saberes

Ano: 2012 | Volume: 12 | Número: 20
Autores: Zayda Sierra, Alba Lucía Rojas
Autor Correspondente: Zayda Sierra | [email protected]

Palavras-chave: Ensino superior, Povos indígenas, Pedagogia crítica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A interação entre as universidades e as comunidades originárias
da América não se caraterizou precisamente pelo respeito
e diálogo de saberes. Enquanto as universidades não se olharem
criticamente e romperem com o caráter colonial que historicamente
lhes foi assinado, não poderemos falar de sua real contribuição à
formação de uma cidadania intercultural. A Pedagogia não escapa
desta análise e ainda mantém seu papel colonizador de assimilação
de povos diversos às culturas dominantes, o que explica o mal-estar
das comunidades indígenas para com a escola e a academia, assim
como, para com a pesquisa que conheceram a partir das universidades,
as quais não as incluíram e as trataram como objetos/sujeitos
de conhecimentos e não como participantes. Esforços pedagógicos e
de pesquisas decoloniais, como os propostos pela Pedagogia crítica
e pela pesquisa-ação-participativa fi cam raros, mas oferecem luzes
para construir relações de maior respeito e equidade entre a academia
e diversos grupos de população. Logo compartilharemos algumas
experiências do Grupo Diverser da Universidade de Antioquia para
a construção de uma colaboração pedagógica e de pesquisa com
comunidades indígenas, orientadas para a transformação dessa
universidade.



Resumo Inglês:

The interaction between universities and original peoples
in the Americas has not been characterized precisely by respect and
a dialogue of knowledge. Higher education centers need to look
critically at themselves and question their colonialist heritage to begin
talking about their real contribution to the building of intercultural
citizenship. Pedagogical contents taught in school still sustain the
dominant society’s colonialist and assimilative perspectives of culturally diverse groups, which explains the discomfort of indigenous communities in
school and at university as well as research practices that have treated them as objects/
subjects not as direct participants of knowledge. Decolonial efforts in education and
research, such as those proposed by critical pedagogy and participative-action-research
remain scarce but provide light for building relationships of greater respect and
equality between university and culturally diverse groups. In this paper, experiences
are shared by the DIVERSER Research Group at the University of Antioquia for the
construction of educational research in collaboration with indigenous communities,
aimed at transforming the university itself.