Una mirada al paisaje a través de la ventana

Revista Visuais

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ISSN: 2447-1313
Editor Chefe: Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Início Publicação: 03/08/2015
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Una mirada al paisaje a través de la ventana

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Jose Victor Villalba Gómez
Autor Correspondente: Jose Victor Villalba Gómez | [email protected]

Palavras-chave: Concienciación medioambiental, pintura, ventanas, experimentación plástica, figuras retóricas, paisaje.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, mostramos uma linha de trabalho artístico do ponto de vista da conscientização e sustentabilidade ambiental, através do campo da pesquisa pictórica. Nesse sentido, apresentamos uma série de trabalhos com base em críticas ambientais, expondo a paisagem de fundo, de uma perspectiva artificial e humana, destacando fortes mudanças entre o natural e o não natural por meio de recursos como a parede ou a janela. Em relação a esse recurso, na janela, fazemos uma breve análise de alguns dos artistas que o trabalharam, artistas como: Andrew Wyeth, David Hockney, Antonio López, Manuel Avellaneda, entre outros. Na pesquisa pictórica e composicional, aparecem numerosas figuras retóricas que interpõem um constante diálogo conceitual e plástico. O trabalho mencionado foi exibido em duas exposições individuais, publicando um catálogo com o trabalho. Entre outros objetivos, o principal deste artigo é mostrar algumas reações mais significativas do espectador a algumas das criações. Como resultado, mostra-se que, entre a diversidade de visitantes, observam-se reações interessantes que interpretamos como reflexões óbvias que levam a uma abordagem do conceito inicial que surge, a transformação da paisagem representada através da pintura.



Resumo Inglês:

In this article we show a line of artistic work from the point of view of environmental awareness and sustainability, through the field of pictorial research. In this sense, we present a series of works with a background of environmental criticism, exposing the landscape from the background, from an artificial and human perspective, highlighting strong changes between the natural and unnatural through resources such as the wall or the window. Regarding this resource, the window, we make a brief analysis of some of the artists who have worked it, artists such as: Andrew Wyeth, David Hockney, Antonio López, Manuel Avellaneda, among others. In the pictorial and compositional research numerous rhetorical figures appear that interpose a constant conceptual and plastic dialogue. The mentioned work has been exhibited in two individual exhibitions, publishing a catalog with the work. Among other objectives, the main one of this article is to show some more significant reactions of the viewer to some of the creations. As a result, it is shown that, among the diversity of visitors, interesting reactions are observed that we interpret as obvious reflections that lead to an approach to the initial concept that arises, the transformation of the landscape represented through painting.



Resumo Espanhol:

En este artículo mostramos una línea de trabajo artístico desde el punto de vista de la concienciación y sostenibilidad medioambiental, a través del ámbito de la investigación pictórica. En este sentido presentamos una serie de obra con un trasfondo de crítica medioambiental, exponiendo el paisaje desde un segundo plano, desde una perspectiva artificial y humana, resaltando rotundos cambios entre lo natural y antinatural a través de recursos como el muro o la ventana. Respecto a este recurso, la ventana, hacemos un breve análisis de algunos de los artistas que lo han trabajado, artistas como: Andrew Wyeth, David Hockney, Antonio López, Manuel Avellaneda, entre otros. En la investigación pictórica y compositiva aparecen numerosas figuras retóricas que interponen un constante diálogo conceptual y plástico. El trabajo mencionado ha sido expuesto en dos exhibiciones individuales, editándose un catálogo con la obra. Entre otros objetivos, el principal de este artículo es mostrar algunas reacciones más significativas del espectador ante algunas de las creaciones. A modo de resultados se muestra que, entre la diversidad de los visitantes, se observan reacciones interesantes que interpretamos como evidentes reflexiones que conducen hacia un acercamiento al concepto inicial que se plantea, la transformación del paisaje representada a través de la pintura.