Uma trama de fios interculturais: considerações sobre o legado do Projeto Magdalena

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Uma trama de fios interculturais: considerações sobre o legado do Projeto Magdalena

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 8
Autores: Marisa de Souza Naspolini
Autor Correspondente: Marisa de Souza Naspolini | [email protected]

Palavras-chave: projeto Magdalena, rede, interculturalidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tece algumas considerações acerca do legado constituído pelos 25 anos de atividades do Projeto Magdalena – rede internacional de mulheres de teatro presente em mais de 50 países, que tem contribuído significativamente para dar visibilidade ao trabalho feito por mulheres no campo teatral. Trata-se de uma organização de características fortemente colaborativas baseada em uma estrutura horizontal, não-hierárquica, constituída por artistas que buscam compartilhar e aprimorar sua criação artística. Os principais aspectos levantados estão ligados à forma de organização em rede e à abordagem intercultural presente no projeto. Além de pesquisa bibliográfica, a autora realizou entrevistas e participou de eventos ligados à rede, obtendo depoimentos pessoais voltados para os temas em questão. Este artigo é parte de uma pesquisa de maior porte que busca investigar experiências interculturais como parte do processo criativo de artistas ligadas à Rede Magdalena.



Resumo Inglês:

This article makes considerations about the legacy of the 25 years of the Magdalena Project – international network of women in theatre now present in more than 50 countries around the world. This network has contributed in a very relevant way to bring visibility to work made by women in theatre. It is a collaborative organization based on a horizontal structure, non hierarchical, constituted by artists that are searching for sharing and improving their artistic creation. The main aspects presented are connected to the network organization and the intercultural approach present in the project. Besides bibliographical research, the author has made interviews and participated in many events connected to the network. This article is part of a larger research that aims to investigate intercultural experiences as part of creative processes inside The Magdalena Project.