Uma tragédia revalorizada: Lazzaro, de Francisco Pereira da Silva

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Uma tragédia revalorizada: Lazzaro, de Francisco Pereira da Silva

Ano: 2021 | Volume: 3 | Número: 42
Autores: Roseli Bodnar, Antonio Carlos Hohlfeldt
Autor Correspondente: Roseli Bodnar | [email protected]

Palavras-chave: Francisco Pereira da Silva, Tragédia, Intermezzo, Novo Testamento

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute a peça Lazzaro (1948), uma das primeiras obras do dramaturgo piauiense Francisco Pereira da Silva, que faz uso do gênero intermezzo, intercalado numa obra de caráter essencialmente trágico, para discutir sua função dramática na obra. A peça em estudo possui muitos pontos de contato com a tragédia Electra, a partir de ambas as versões, de Sófocles ou de Eurípides. Mas, enquanto nas peças gregas, Orestes não é instrumento da fatalidade cega, pois age como um vingador consciente do pai e defensor da irmã, na obra de Pereira da Silva o texto é um pouco mais complexo, porque mistura outros textos, seja a partir de diferentes mitos gregos, seja a partir de outras inspirações textuais, como a do Novo Testamento, bastando que se atente para o nome de batismo do personagem que dá título à obra. Além do mais, no texto do dramaturgo brasileiro encontramos a transposição do mito original para o espaço do Nordeste, com o ambiente familiar de uma decadente família nordestina.



Resumo Inglês:

This article approaches the play Lazzaro (1948), one of the first works by playwright Francisco Pereira da Silva, born in Piaui, Brazil, in which he uses the genre intermezzo interlaid in an essentially tragic work, in order to discuss its dramatic function in it. The play here analyzed presents many connections with the tragedy Electra in the versions of both Sophocles and Euripides. But while in the Greek plays Orestes is not an instrument of blind fate since he acts as his father’s conscious avenger and his sister’s protector, in Pereira da Silva’s work the text is a little more complex because it is mixed with other texts, be it with different Greek myths or other textual inspirations such as the New Testament. It suffices to pay attention to the character’s given name that is also the title of the play. Besides, in the Brazilian playwright’s work we find the transposition of the original myth to the home of a decaying family in Northeastern Brazil.



Resumo Espanhol:

Este artículo analiza la pieza Lazzaro (1948), una de las primeras obras del dramaturgo piauiense Francisco Pereira da Silva, que usa el género intermedio, injerido en una obra de carácter esencialmente trágico, para discutir su función dramática en la obra. La pieza en estudio tiene muchos puntos de contacto con la tragedia Electra, en sus dos versiones, la de Sófocles y la de Eurípides. Pero si en las piezas griegas, Orestes no es instrumento de la fatalidad ciega, pues acciona como un vengador consciente del padre y de la defensa de la hermana, en la obra de Pereira da Silva es algo más complejo, porque mezcla otros textos, sea por diferentes mitos griegos, sea por otras inspiraciones textuales, como la del Nuevo Testamento, bastando que se ponga atención al nombre de bautismo del personaje del título de la obra. Además, en el texto del dramaturgo brasileño hallamos la transposición del mito original para el espacio del Nordeste, con el ambiente familiar de una decadente familia nordestina.