Uma leitura interdisciplinar de imagem em movimento referente ao documentário 'O Maciço'

Cadernos De Pesquisa Interdisciplinar Em Ciências Humanas

Endereço:
CAMPUS UNIVERSITáRIO DA TRINDADE S/N
Florianópolis / SC
0
Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa
Telefone: (48) 3721-9405
ISSN: 16787730
Editor Chefe: Myriam Raquel Mitjavila
Início Publicação: 29/02/2000
Periodicidade: Semestral

Uma leitura interdisciplinar de imagem em movimento referente ao documentário 'O Maciço'

Ano: 2010 | Volume: 11 | Número: 98
Autores: Sandra Iris Sobrera Abella, Rafael Raffaelli
Autor Correspondente: Sandra Iris Sobrera Abella | [email protected]

Palavras-chave: cinema, significação, leitura de imagem em movimento, cultura

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo consiste em uma leitura do documentário “O Maciço”, o qual tem como tema as comunidades que habitam o maciço do Morro da Cruz em Florianópolis, a partir de uma perspectiva de leitura de imagem em movimento que considera o conteúdo da obra, ao mesmo tempo que sua forma, e assim os elementos que constituem o que se pode denominar de linguagem audiovisual. No processo de leitura, buscou-se estabelecer uma visão interdisciplinar, buscando abranger diversos aspectos presentes no filme que se referem a diferentes campos do conhecimento, buscando um diálogo entre os mesmos. Assim, buscou-se compreender, partindo dos elementos do filme, como a forma em que o tema foi trabalhado e as escolhas formais feitas permitem produzir alguns efeitos de sentido nos telespectadores direcionando significações, tendo em vista o aspecto compartilhado de produção de sentidos, devido à inserção dos espectadores em uma mesma cultura, de modo geral.



Resumo Inglês:

This article consists of a reading of the documentary "O Maciço", which has as its theme the communities that inhabit the massive Morro da Cruz in Florianopolis, from a perspective of reading the moving image to view the content of the work, the while its shape, and thus the elements that constitute what might be called the audiovisual language. In the process of reading, we attempted to establish a interdisciplinary approach, seeking to cover various aspects in a film that refer to different fields of knowledge, seeking a dialogue between them. Thus, we sought to understand, from the elements of the film, the way in which the theme was worked and the formal choices made can produce some effects of meaning in directing viewers meanings in view the aspect of shared meaning production due the insertion of the spectators in the same culture in general.