Uma análise do novo movimento social afro em Ilhéus, BA, no contexto das 'indústrias criativas' como modelo de desenvolvimento turístico local

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ISSN: 16776976
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Início Publicação: 31/07/2001
Periodicidade: Quadrimestral

Uma análise do novo movimento social afro em Ilhéus, BA, no contexto das 'indústrias criativas' como modelo de desenvolvimento turístico local

Ano: 2008 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Sandro Campos Neves, Sócrates Jacobo Moquete Guzmán
Autor Correspondente: Sandro Campos Neves | [email protected]

Palavras-chave: movimento afro-cultural, indústrias criativas, desenvolvimento turístico local, novos movimentos sociais

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho estuda o caso relacionado à ação do movimento afro-cultural de Ilhéus e sua
relação com o modelo de indústrias criativas proposto pelo Estado e com as novas ONGs na
construção de um modelo de desenvolvimento turístico local para a Bahia, e Ilhéus em específi
co. A indústria criativa refere-se a um modelo de desenvolvimento local surgido em Londres,
consistente em atividades que produzem e comercializam discursos, sons, imagens, artes e
qualquer outra capacidade ou hábito adquirido pelo homem na sua condição de membro da
sociedade. Discutimos aqui vários problemas que se originam na análise da simples transposição
desse modelo para uma realidade local caracterizada por imensas desigualdades sócio-econômicas.
Através de um trabalho de campo de caráter qualitativo realizado entre grupos afro do
município de Ilhéus se busca analisar as mudanças no papel a desempenhar pelo movimento
social negro em sua relação com as ONGs e com a realidade neoliberal, situação que parece
restringir as propostas de mudança política e social defendidas em sua origem por esses novos
movimentos sociais.



Resumo Inglês:

This work studies the case related to the action of the afro-cultural movement of Ilhéus and its
relation with creative industries model proposed by the State and new NGOs in the construction
of a model of local tourist development for Bahia, and the city of Ilhéus specifi cally. The creative
industry mentions a model to it of fi rst developed local development in London, and consists in
activities that produce and commercialize speeches, sounds, images, arts and any another capacity
or habit acquired for the man in its condition of member of the society. This paper discuss
some problems that originate in the analysis of the simple transposition of this model for a local
reality characterized by immense partner-economic inequalities. In addition, we analyze the
changes in the black social movement role and its relation with the NGOs and the neoliberal
reality, situation that seems to restrict the proposals to defended social politics change and in its
origins, these new social movements.