Uma análise comparativa entre a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

Revista Contemporânea De Contabilidade

Endereço:
Departamento de Ciências Contábeis - Centro Sócio-Econômico - Campus Universitário
Florianópolis / SC
Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/index
Telefone: (48)3721-6608
ISSN: 18071821
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/05/2004
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Administração

Uma análise comparativa entre a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e a Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

Ano: 2005 | Volume: 2 | Número: 3

Palavras-chave: DOAR, DFC, DVA, Vantagens e desvantagens

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo aborda uma análise comparativa entre a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos – DOAR, a Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC e a Demonstração do Valor Adicionado – DVA. Discorre sobre as vantagens e desvantagens das demonstrações de origens e aplicação de recursos e a do fluxo de caixa. Quanto à Demonstração do Valor Adicionado, apresentou-se o método utilizado para sua elaboração e se expôs a importância da informação de cunho social e econômico para o usuário, já que esta é complementar às demais demonstrações e sua implantação não suscita maiores discussões. Devido aos posicionamentos divergentes dos autores, não há consenso a respeito da melhor demonstração a ser adotada, se a DOAR ou a DFC, dando a impressão de que a decisão deverá convergir para a adoção em conjunto dos dois relatórios.



Resumo Inglês:

The present article establishes a comparative analysis between the following financial reports: sources and applications of resources, a different type of cash flow, cash flow statement (CFS) and economic value added (EVA). It deals with the advantages and disadvantages of the first two. As to the third one, the method to produce it is exposed as well as the importance of its social and economic information, for it complements the other reports and its apllication does not trigger bigger discussions. Since theorists have no shared opinio about the best report to be adopted, either doar or dfc, one gets the impression that the final decision will be to adopt both of them.