Um roteiro teórico-literário para pensar o papel da narração oral hoje

Signo

Endereço:
Av. Independência, 2293
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo
Telefone: (51) 3717-7322
ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Um roteiro teórico-literário para pensar o papel da narração oral hoje

Ano: 2014 | Volume: 39 | Número: 66
Autores: Gilka Girardello
Autor Correspondente: Gilka Girardello | [email protected]

Palavras-chave: Narrativa, histórias, oralidade, performance, arte verbal

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho reflete sobre um conjunto de referências teóricas e literárias que consideramos úteis para uma abordagem à narração oral enquanto possibilidade poética e forma artística no cenário cultural contemporâneo. Para a escolha dessas referências, todas clássicas em diferentes campos de estudos narrativos, pautamo-nos pela sua possível pertinência em relação aos debates em circulação em alguns dos contextos empíricos onde se estuda e conta histórias, hoje, no Brasil. Indicamos, assim, a importância dos conceitos de arte verbal e performance (Richard Bauman e Paul Zumthor), da relação entre narrativa e memória cultural (Lyotard) e da abertura à emergência de novas narratividades, sugerida por Ricoeur, Kearney, Didi-Huberman e Gagnebin a partir de suas leituras do clássico ensaio "O Narrador", de Walter Benjamin. Buscando contribuir para valorizar práticas como o contar histórias, cuja presença nas escolas e em outros espaços culturais brasileiros é crescente, e apoiar a constituição de parâmetros de pesquisa ético-estética cada vez mais elevados nesse campo, conclui-se afirmando a singularidade do papel da narração oral nas mediações exigidas pela complexa teia cultural contemporânea.



Resumo Inglês:

This article reflects on a group of theoretical and literary references that we consider useful to an approach to oral narration as a poetic possibility and artistic form in the contemporary cultural scene. To choose these references, all of which are classics in various fields of narrative studies, we considered their possible relevance to debates in empirical contexts where stories are studied and told in Brazil today. We indicate the importance of the concepts of verbal art and performance (Richard Bauman and Paul Zumthor), the relation between narrative and cultural memory (Lyotard) and the opening to the emergence of new narratives suggested by Ricoeur, Kearney, Didi-Huberman and Gagnebin in their discussions based on Walter Benjamin’s classic essay “The Storyteller.” The paper concludes by affirming the singularity of the role of oral narration in the mediations required by the complex contemporary cultural web. It seeks to contribute to the valorization of practices such as storytelling, which has a growing presence in Brazilian schools and other cultural spaces, and support the establishment of increasingly higher ethical-aesthetic standards for research in this field.