Um rio entre a miséria e o "progresso": as relações entre Trabalho e Natureza em Parnaíba-PI na primeira metade do século XX (1900-1920)

Revista Piauiense de História Social e do Trabalho

Endereço:
Parnaíba/PI
Parnaíba / PI
64200000
Site: http://www.rphst.com.br
Telefone: (86) 0000-0000
ISSN: 2447-7354
Editor Chefe: Alexandre Wellington dos Santos Silva
Início Publicação: 16/12/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Um rio entre a miséria e o "progresso": as relações entre Trabalho e Natureza em Parnaíba-PI na primeira metade do século XX (1900-1920)

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Alexandre Wellington dos Santos Silva
Autor Correspondente: Alexandre Wellington dos Santos Silva | [email protected]

Palavras-chave: História Ambiental, História Social, Parnaíba, Trabalho

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo busca compreender as sociabilidades urbanas de trabalhadores e trabalhadoras na cidade de Parnaíba-PI com o Rio Parnaíba, e da mesma forma, compreender como este último interferia no cotidiano dos primeiros. Possui como bases teóricas a História Social (THOMPSON, 2001; SAMUEL, 1990) assim como a História Ambiental (WINIWARTER, 2010; WORSTER, 2015). Metodologicamente trabalha com estudos bibliográficos e de imprensa. Divide-se da seguinte forma: “A natureza vista de baixo”, realiza um debate entre a História Social e a História Ambiental; “Os trabalhadores e a natureza” formula as interações entre as diversas categorias laborais da cidade e o meio ambiente; “Conclusão”, observa a influência do Meio Ambiente na vida dos trabalhadores. 



Resumo Inglês:

This article aims to understand the urban sociabilities of workers in Parnaíba-PI with the Rio Parnaíba, and likewise understand how the last interfered in early daily life. Has as theoretical basis the Social History (THOMPSON, 2001; SAMUEL, 1990) as well as Environmental History (WINIWARTER, 2010; WORSTER, 2015). Methodologically works with bibliographic studies and press. Divided as following way: “Nature from below”, makes a debate between the Social History and Environmental History; “Workers and nature” formulates interactions between the various job categories in the city and the environment; “Conclusion”, observes the influence of environment on the lives of workers.