Um processo visual endógeno com nomadismo de meios e imagens

Revista Apotheke

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ISSN: 2447-1267
Editor Chefe: Jociele Lampert
Início Publicação: 31/12/2015
Periodicidade: Semestral

Um processo visual endógeno com nomadismo de meios e imagens

Ano: 2022 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Wilson Roberto da Silva
Autor Correspondente: Wilson Roberto da Silva | [email protected]

Palavras-chave: imagem endógena, imagem exógena, gravura

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este ensaio visual é um recorte de uma pesquisa mais ampla que envolve a migração de

imagens produzidas em tempos diversos, que migram como nômades de um meio a outro

com o intuito de se integrarem ao tempo e ao espaço em que vivo hoje, reflexo de minha

migração para Marabá, cidade localizada na Amazônia Paraense e lugar ao mesmo tempo

diverso e antagônico ao de minha origem. As escolhas de algum modo são decorrência deste

antagonismo, a distância percorrida pela migração de região aproximou-me de mim mesmo,

talvez efeito das distâncias amazônicas que de tão vastas parecem a cada passo tanto mais

longínquas, colaborando para um processo visual endógeno, no qual imagens do passado

são invariavelmente eivadas pela percepção exógena que jamais se afasta, como uma

necessidade da arte visual incorporar, intercambiar e simular em seus meios a experiência

humana da vida, eles próprios, corpos mudos e inertes, mas plenamente capazes de induzir

o pensamento a quem na fruição os anima. Duas experiências serão mostradas, numa a

imagem de uma pintura e de uma fotografia recentes migram para uma matriz de gravura

em metal de vinte e três anos atrás, e na outra um desenho antigo e uma fotografia recente

migram para uma xilogravura com processos de gravação e impressão histórico e desta para

uma impressão hibridizada com processo digital



Resumo Inglês:

This visual essay is a clipping of a broader research that involves the migration of images

produced at different times, which migrate as nomads from one medium to another in order

to integrate with the time and space in which I live today, a reflection of my migration to

Marabá, a city located in the Amazon paraense and place at the same time diverse and

antagonistic to that of my origin. The choices are somehow the result of this antagonism, the

distance traveled by the migration of region brought me closer to myself, perhaps the effect

of the Amazon distances that so vast, seem at each step so far more further, contributing

to an endogenous visual process, in which images of the past are invariably engendered

by exogenous perception that never moves away, as a need for visual art to incorporate,

exchange and simulate in their means the human experience of life, themselves, dumb and

inert bodies but fully capable of induce the thought to those who in the fruition animate

them. Two experiments will be shown, in one, the image of a recent painting and photograph

migrate to a 23-year-old ago etching plate, and the other an old drawing and a recent

photograph migrate to a woodcut with historical carving and printing processes and from

them to a hybridized print with digital process.



Resumo Espanhol:

Este ensayo visual es un recorte de una investigación más amplia que involucra la migración

de imágenes producidas en diferentes momentos, que migran como nómadas de un medio a

otro para integrarse con el tiempo y el espacio en el que vivo hoy, un reflejo de mi migración

a Marabá, una ciudad ubicada en el Paraense del Amazonas y lugar al mismo tiempo diverso

y antagónico al de mi origen. Las elecciones son de alguna manera el resultado de este

antagonismo, la distancia recorrida por la migración entre las regiónes me acercó a mí mismo,

tal vez el efecto de las distancias amazónicas que tan vastas parecen en cada paso más

lejos, contribuyendo a un proceso visual endógeno, en el que las imágenes del pasado son

invariablemente engendradas por una percepción exógena que nunca se aleja, como una

necesidad de que el arte visual incorpore, intercambie y simule en sus medios la experiencia

humana de la vida, de sí mismos, de cuerpos tontos e inertes, pero plenamente capaz de

inducir el pensamiento, a aquellos que durante el disfrute los animan. Se mostrarán dos

experimentos, en uno, la imagen de una pintura y fotografía reciente migran a una placa de

grabado de hace 23 años, y en el otro un dibujo antiguo y una fotografía reciente migran

a una xilografía con procesos históricos de talla e impresión y luego a para una impresión

hibridada con proceso digital.