Um passeio sobre a obra de Francisco Brennand e sua oficina museu na várzea, Recife-PE

Revista Galo

Endereço:
Avenida Parque das Lagoas - Parque das Árvores
Parnamirim / RN
59154325
Site: https://revistagalo.com.br/
Telefone: (84) 8159-0708
ISSN: 2675-7400
Editor Chefe: FRANCISCO ISAAC D. DE OLIVEIRA
Início Publicação: 20/04/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Arqueologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

Um passeio sobre a obra de Francisco Brennand e sua oficina museu na várzea, Recife-PE

Ano: 2020 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: tiago gouveia mariano e paulo simões rodrigues MARIANO, T. G.; RODRIGUES, P. S.
Autor Correspondente: MARIANO, T. G.; RODRIGUES, P. S. | [email protected]

Palavras-chave: Francisco Brennand. Oficina. Obras.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo busca analisar os principais eventos da vida e obra do pintor e escultor recifense, Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand: suas principais influências (Picasso, Balthus e Gauguin), obras e o desenvolvimento da sua Oficina Cerâmica. Para Brennand a oficina assume um papel místico sendo uma espécie de “Templo, Catedral e Cidadela”. Este trabalho também aborda os temas recorrentes na obra do artista como o mistério (reprodução), o hibridismo e a mitologia. Por fim,como a vida e obra do artista se permearam pelo trágico.



Resumo Inglês:

This study aims to analyze the main life events and works of painter and sculptor from Recife, Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand: its main influences (Picasso, Balthus and Gauguin) to works’ development of his ceramics workshop. To Brennand, the workshop acquires a mystic part as a type of ‘Temple, Cathedral and Citadel’. This paper also addresses recurring themes in the artist’s work such as mystery (reproduction), hybridity and mythology and how Brennand’s life and work is infused by the tragic/tragedy.