UM OLHAR SOBRE A OBRA “HISTÓRIA MEIO AO CONTRÁRIO” DE ANA MARIA MACHADO

Revista Científica Sensus: Pedagogia

Endereço:
Av. Anália Franco, 750
Londrina / PR
Site: http://www.un.edu.br/revista2
Telefone: (43) 4009-4009
ISSN: 2179-6289
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 17/03/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

UM OLHAR SOBRE A OBRA “HISTÓRIA MEIO AO CONTRÁRIO” DE ANA MARIA MACHADO

Ano: 2011 | Volume: 1 | Número: 2
Autores: Lucianne Beatriz de Oliveira Tomaszwski
Autor Correspondente: Lucianne Beatriz de Oliveira Tomaszwski | [email protected]

Palavras-chave: inversão, personagens distintos, paródia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem a finalidade de fazer uma análise da obra História Meio ao Contrário, de
Ana Maria Machado. A história inicia-se da mesma forma do final comum à grande
maioria dos contos de fada. O próprio narrador chama atenção do leitor para a quebra da
linearidade temporal da história, ressaltando que ele deve começar de algum lugar, então
por que não pelo fim? O narrador frisa ainda que irá narrar a história da filha do casal, a
princesa, que começa com a união de seus pais. Este estudo, além de ressaltar da inversão
da marca temporal, razão do título da obra, também enfatiza os personagens que fogem do
protótipo da maioria das histórias infantis: o Príncipe não se casa com a Princesa; a Pincesa
quer estudar e ter liberdade: o Gigante não é apavorante e o Dragão torna-se conselheiro do
povo. A proposta desta análise versará a respeito da paródia, gênero do riso. A paródia
dialoga criticamente com os acontecimentos reais, construindo não só oposição ao texto
original, mas transformando-o em elemento intermediador da ironia. Neste texto, a Princesa
apresenta um toque de modernidade por querer estudar, viajar, conhecer outras pessoas. O
rei também apresenta um traço que o diferencia dos demais reis, ele não tem autoridade
sobre o seu povo.



Resumo Inglês:

This article aims to do a analisys about the the book História meio ao contrário, by the
author Ana Maria Machado. The history begins the same way to the end of the most
storytales. The narrator claims the reader attention to the rupture of linearity of the history,
enfacting that must begin in some way, why not at the end? The narrator emphasizes that
will tell the history of the couple’s daughter, the princess, which begins with your parents
wedding. This study, beyond to stand out the temporal linearity rupture, reason of the title of the book, also enfactises that the characters are out of the prototype of the most of
storytales: The prince doesn’t marriage to the princess, the giant is not terrifying and the
dragon becomes people counsellor. Parody dialogs critically to the real happenings,
building opposition to de original test, but changing it into a intermediate irony element. In
the test, the princess presents a modern touch because she studies, travels, meets another
persons. The king also is different in comparison to the another kings, he is not authority in
the kingdom.