Trindade e apofatismo no p ensamento de Gregório de Nissa

Atualidade Teológica

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ISSN: 16763742
Editor Chefe: André Luiz Rodrigues da Silva
Início Publicação: 30/11/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

Trindade e apofatismo no p ensamento de Gregório de Nissa

Ano: 2015 | Volume: 19 | Número: 50
Autores: Maria Freire da Silva
Autor Correspondente: M. F. Silva | [email protected]

Palavras-chave: Comunhão, Trindade, apofatismo, Revelação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo desse artigo “Trindade e apofatismo em Gregório de Nissa”
é estudar, pondo em relevo o uso da linguagem apofática na compreensão de
Deus como Revelatus e Absconditus em perspectiva trinitária. Ainda objetiva
verifi car quais as contribuições dessa linguagem para a linguagem trinitária
no pensamento teológico atual. A infl uência desse teólogo e seu pensamento
constituem a autêntica evolução do pensar teológico, permitindo a afirmação
da Trindade Pessoal no Concílio de Constantinopla I (381) e mantendo
fidelidade ao princípio de unidade confessado no Concílio de Nicéia I (325).
Trata-se do desenvolvimento da doutrina cristã na qual a questão da divindade
do Logos, a segunda pessoa do dogma trinitário, se apresenta prioritariamente.



Resumo Inglês:

This article: the Trinity and apophatism in the thought of Gregory of
Nyssa, looks into studying, stressing the use of the apophatic language in
the understanding of God as Revelatus and Absconditus in the trinitarian
perspective. It also aims at verifying the contributions of this language to the
trinitarian language in the current theological thought. The infl uence of this theologian and his thoughts constitute the true evolution, allowing the assertion
of the Personal Trinity at the Council of Constantinople I (381) and maintaining
fi delity to the principle of unity confessed at the Council of Nicaea I (325). It
ilustrates the development of the Christian doctrine in which the question of
the divinity of the Logos, the second person of the Trinitarian dogma presents
itself as a priority.