Trilhas ecológicas como Ferramentas para vivências ambientais na Serra do Tepequém/Roraima

Caderno de Pesquisa

Endereço:
Av. Independência 2293 - Universitário
Santa Cruz do Sul / RS
96815-900
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/cadpesquisa/index
Telefone: (51) 3717-7529
ISSN: 1677-5600
Editor Chefe: Andreas Köhler
Início Publicação: 31/12/2000
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Agronomia, Área de Estudo: Biologia geral, Área de Estudo: Bioquímica, Área de Estudo: Botânica, Área de Estudo: Ecologia, Área de Estudo: Zoologia, Área de Estudo: Zootecnia

Trilhas ecológicas como Ferramentas para vivências ambientais na Serra do Tepequém/Roraima

Ano: 2013 | Volume: 25 | Número: 3
Autores: S. M. G. Martins, E. R. Oaigen
Autor Correspondente: S. M. G. Martins | [email protected]

Palavras-chave: educação ambiental, trilhas ecológicas, ferramenta, ensino/aprendizagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo discorre sobre a importância da Educação Ambiental a partir de Trilhas Ecológicas como ferramenta de ensino aprendizagem em vivências ambientais na Serra do Tepequém. Esta região caracteriza-se por ter sido a região garimpeira de Roraima com maior produção de diamantes da América do Sul, deixando para trás uma área de degradação e agressão ao meio ambiente, restando uma região pronta para ser estudada e recuperada. Com a proibição do garimpo, a região tornou se uma área de turismo onde os frequentadores acabam deixando seus resíduos no local. O principal objetivo desta pesquisa foi mostrar para os professores a relevância das trilhas para suas vivências ambientais a partir da realidade dos alunos na região. Este estudo foi realizado a partir da observação dos resíduos encontrados na Serra do Tepequém mostrando sua importância para o processo de ensino aprendizagem, resgatando e respeitando a identidade cultural, a fauna e a flora existentes. O uso de Trilhas Ecológicas como ferramentas para vivências ambientais torna-se uma maneira eficaz de trabalhar com a Educação Ambiental.

Resumo Espanhol:

El presente estudio discurre sobre la importancia de la Educación Ambiental a partir de Trillas Ecológicas como herramienta de enseñanza aprendizaje en vivencias ambientales en la Serra do Tepequém. Esta región se caracteriza por ter sido la región minera de Roraima con mayor producción de diamantes de América del Sur, dejando para tras una área de degradación y agresión al medio ambiente restando una región lista para ser estudiada y recuperada. Y con la prohibición de las minas la región se tornó área de turismo donde los frecuentadores van dejando sus residuos en la localidad. El principal objetivo de esta pesquisa es mostrar para profesores la relevancia de las trillas para sus vivencias ambientales apartir de la realidad de los alunnos en la región. Este estudio fue realizado a partir de observaciones de residuos encontrados en la Serra do Tepequém mostrando su importancia para el proceso de enseñanza aprendizaje, rescatando el respectando de la identidad cultural, la fauna y la flora existentes. El uso de Trillas Ecológicas como herramientas para vivencias ambientales tornanse una manera eficaz de trabalhar con la Educación Ambiental.