TREINAMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS PARA O APRIMORAMENTO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Revista Praxis Pedagógica

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ISSN: 2237-5406
Editor Chefe: Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin
Início Publicação: 01/01/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar

TREINAMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS UTILIZANDO JOGOS DIGITAIS PARA O APRIMORAMENTO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: G. R. Bodanese D. K. Ramos
Autor Correspondente: G. R. Bodanese | [email protected]

Palavras-chave: Jogos digitais, Funções executivas, Treinamento cognitivo, Infância

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos do uso dos jogos digitais sobre as funções executivas na infância, incluindo trabalhos que os utilizem para o treinamento cognitivo ou avaliem os efeitos da interação com os jogos sobre o desempenho das habilidades que integram as funções executivas em crianças. O levantamento bibliográfico foi realizado nas bases de dados Eric, LILACS, ScienceDirect e Scielo por meio das seguintes palavras-chave: digital games AND executive functions; child AND games AND executive functions. Por meio das palavras-chave foram identificados 25 artigos nas bases de dados especificadas anteriormente, e de acordo com os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados para análise 6 artigos. Entre os resultados encontrados a partir dos artigos selecionados, pode-se concluir que os efeitos do uso dos jogos digitais sobre as funções executivas variam de acordo com o tipo de jogo utilizado, sendo a faixa etária de fundamental importância no desempenho da criança no jogo. Com essa revisão sistemática também pode-se perceber que este é um tema que está começando a ser pesquisado há pouco tempo, sendo o artigo mais antigo utilizado em minha pesquisa datado de 2012, sendo a maior parte dos artigos utilizados datados do ano 2016.



Resumo Inglês:

The present study aimed at a systematic review of the literature on the effects of the use of digital games on executive functions in childhood, including works that use them for cognitive training or evaluate the effects of interaction with games on the performance of abilities that integrate executive functions in children. The bibliographic survey was performed in the databases Eric, LILACS, ScienceDirect and Scielo through the following keywords: digital games AND executive functions; AND games AND executive functions. By means of the keywords, 25 articles were identified in the databases previously specified, and according to the inclusion and exclusion criteria, 6 articles were selected for analysis. Among the results obtained from the selected articles, it can be concluded that the effects of the use of digital games on the executive functions vary according to the type of game used, being the age group of fundamental importance in the performance of the child in the game. With this systematic review it can also be seen that this is a topic that is beginning to be researched shortly, being the oldest article used in our research dating to 2012, being most of the articles used dating from the year 2016.