Travestismo: Um corpo queer no espaço literário

BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras

Endereço:
Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Linguística, Letras e Artes - Campus II - Rodovia Alagoinhas - Salvador - BR 110
Alagoinhas / BA
Site: https://revistas.uneb.br/index.php/babel
Telefone: (75) 3422-2321
ISSN: 2238-5754
Editor Chefe: Marcos Antonio Maia Vilela
Início Publicação: 01/12/2011
Periodicidade: Semestral

Travestismo: Um corpo queer no espaço literário

Ano: 2012 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Jacqueline Santana Santos
Autor Correspondente: Jacqueline Santana Santos | [email protected]

Palavras-chave: Identidade, Travestismo, Escrita literária.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 Ao analisar e comparar o romance “Orlando:  a biography” de Virgínia Woolf (1928) e o conto “Triunfo dos Pelos” da escritora Aretusa Von (2000), vencedor do concurso de contos organizado pelo selo Edições  GLS  (Grupo  Editorial  Summus)  podemos  entender  como  acontece  à  fragmentação  da  identidade do  sujeito  através  do  travestismo  das  personagens  em  ambas  narrativas.  As  personagens  das  obras analisadas vivem suas identidades transitórias, as diversas formas de sexualidade, mas a posição de cada uma  delas  na  sociedade  ganha  rumos  diferentes  devido  às  diferenças  históricas,  culturais,  sociais  e temporais.  Ao  estabelecer  um  diálogo  entre  os  cruzamentos  do  masculino  e  do  feminino  e  das  relações socioculturais   das   narrativas,   podemos   compreender   as   relações   entre   linguagem   e   sociedade, supremacias  ideológicas  que  através  dos  sistemas:  jurídico,  religioso,  educacional  e  jornalístico  produzem comportamentos, valores, a exemplo da imposição do sujeito, enquanto homem ou enquanto mulher em um determinado  lugar,  espaço  como  uma  maneira  de  afirmar  a  autenticidade  de  gênero  enquanto  binário, dentre outros fatores a serem analisados no decorrer deste trabalho. O termo “travestimento” costuma ser utilizado para explicar  a mudança  de identidade de uma personagem quando esta se veste ou se disfarça com roupas do sexo oposto. De acordo com Sarduy (1979) travestir vem a ser, também, o ato de “vestir-se para aparentar ser”. Em ambas as narrativas as personagens confirmaram a imposição de gênero enquanto binário, mas em “Orlando” o sujeito não sendo homem deveria ser mulher, a rede cultural que tecia aquela sociedade,  buscava  a  unicidade  desse  sujeito.  Em  “Triunfo  dos  Pelos”  a  partir  da  fragmentação  da identidade  da  personagem,  pode-se  perceber  que  a  personagem  buscava  a  identidade  do  outro,  sem tampouco negar a autenticidade da sua própria identidade.



Resumo Inglês:


This paper analyzed and compared the novel "Orlando: a biography" by Virginia Woolf (1928) and  the  short  story  "Triunfo  dos  pelos"  by  Aretusa  Von  (2000),  winner  of  the  competition  organized  by  the Edições GLS (Grupo Editorial Summus). This work could understand how fragmentation of identity happens in  the  subject  through  the  transvestism  of  the  characters  in  both  stories.  The  characters  of  the  analyzed works live their transitional identities, the various forms of sexuality, but the position of each in society show different  directions  through  historical,  cultural,  social  and  temporal  differences.  By  establishing  a  dialogue between the intersections of male and female relationships and socio-cultural narratives, it could understand the  relationships  between  language  and  society,  ideological  supremacy  in  social  systems:  legal,  religious, educational and journalistic producing behaviors, values, such as the imposition of the subject, as can be a man  or  as  can  be  a  woman  in  a  certain  place,  space  as  a  way  to  affirm  the  authenticity  of  gender  as  a binary, among other factors to be analyzed in this paper. The term "transvestism" is often used to explain the change  of  identity  of  a  character  when  it  wears  or  disguises  itself  with  the  opposite  sex  clothes.  According Sarduy (1979) transvestism comes to be, also, the act of "dressing up to pretend to be." In both narratives the  characters  confirmed  the  imposition  of  gender  as  a  binary,  but  "Orlando"  the  subject  not  being  man should be women, cultural network that wove that society, seeking the uniqueness of this subject. In "Triunfo dos pêlos" from the fragmentation of the identity of the character, one can see that the character sought the identity of the other, without either denying the authenticity of her/his own identity.