A trajetória de João do Vale e os lugares de sua produção musical no mercado fonográfico brasileiro

Artcultura

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A trajetória de João do Vale e os lugares de sua produção musical no mercado fonográfico brasileiro

Ano: 2012 | Volume: 14 | Número: 24
Autores: Mariana Barreto
Autor Correspondente: Mariana Barreto | [email protected]

Palavras-chave: cultura popular; indústria fonográfica; música popular brasileira.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

João Batista do Vale era não só compositor de considerável produção, como igualmente conhecido e ouvido no Nordeste do Brasil, quando foi apresentado à “Música Popular Brasileira”, no Show Opinião, no final de 1964. A partir daí, sua música adquiriu conotações populares e políticas. Antes disso, estava restrita à categoria “canções sertanejas populares”, da qual Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro haviam sido transformados em representantes. A reconstrução do percurso artístico do cantor e compositor, os modos como circulou nos dois espaços referidos e a forma como foi inserido no segundo - ambiente situado numa posição hierárquica distinta em termos de legitimidade cultural em meados dos anos 60, em relação ao primeiro - podem revelar em que medida suas inclinações pessoais foram reorientadas pelas exigências da vida social brasileira naquele momento.



Resumo Inglês:

João Batista do Vale was not only a composer of considerable production, but also known and heard in the Northeast of Brazil, when he was introduced to “Brazilian Popular Music”, in the Opinion Show, at the end of 1964. Since then, his music gained popular and political connotations. Before that, it was restricted to the category of “popular country songs”, which Luiz Gonzaga and Jackson do Pandeiro had been transformed into its representatives. The reconstruction of the artistic career of the singer and composer, the ways he moved around those two spaces and how he was inserted into the second one – an environment located in a distinct hierarchical position in terms of cultural legitimacy in the mid-60s, compared to the first one – may reveal the extent to which his personal inclinations were redirected by the demands of Brazilian social life at that time. This article outlines those problems that are part of a survey I start now about musical appropriation and reproduction in the field of Brazilian music industry.