Trabalho, Formação Docente e Novas Tecnologias

Revista Instrumento

Endereço:
Rua Visconde de Mauá, 300 Santa Helena
Juiz de Fora / MG
0
Site: http://www.revistainstrumento.ufjf.br
Telefone: 32297602
ISSN: 15166368
Editor Chefe: Daniela Motta de Oliveira
Início Publicação: 31/05/1905
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

Trabalho, Formação Docente e Novas Tecnologias

Ano: 2011 | Volume: 13 | Número: Especial
Autores: vários
Autor Correspondente: Revista Instrumento | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao problematizar a intensificação do uso das novas tecnologias digitais no contexto educacional, trazendo para o debate a desqualificação e a desvalorização dos professores, com a retirada da sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem, a partir de uma inclusão digital simplista, a Revista Instrumento mais uma vez traz para o debate temas relevantes para a educação.
O número especial “Trabalho, Formação Docente e Novas Tecnologias” aprofunda a discussão, apontando, através de diferentes leituras e aportes teóricos, que mais que instrumentalizar os professores no domínio de habilidades que lhes permitam se mover e guiar seus alunos em um ambiente cada vez mais informatizado é necessário formar um educador capaz de analisar, criar, conceber e desenvolver suas práticas pedagógicas. Por isto, a qualificação do professor vai além da competência técnica, já que teoria e prática são condição para um processo educativo centrado na práxis.
Os quinze textos que compõem este volume especial tratam de temas que vão desde os sentidos atribuídos às tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na formação e no trabalho docente, focalizando os modos pelos quais as TIC têm sido recontextualizadas nas teorias e nas práticas pedagógicas, até mesmo as mudanças profundas na Universidade, a partir do desenvolvimento das tecnologias digitais. O resultado de uma investigação realizada nas Universidades espanholas apontam para os desafios que provavelmente podem ser analisados no nosso país.
Os blogs, as novas tecnologias e as práticas pedagógicas e a sua relação com a formação docente, a utilização do portfólio nos cursos de formação de professores, como instrumento de avaliação, a formação inicial e continuada de professores, numa visão histórica e crítica, a discussão sobre os saberes docentes, os parâmetros curriculares nacionais e a sua implicação com o trabalho do professor de língua portuguesa, etnografia, utilização das TIC no ensino superior, gênero e formação docente são os diferentes temas abordados pelo conjunto dos autores que atenderam ao chamado da Revista Instrumento. Além desses trabalhos, este volume especial apresenta um ensaio sobre o ensino de física, bem como alguns relatos de experiências de programas de formação de professores, como é o caso do Centro de Estudo Ciranda da Arte, de Goiás, e o programa GESTAR II – Gestão da Aprendizagem Escolar, desenvolvido pela UFJF em parceria com o MEC/FNDE. Para finalizar, um belo depoimento de uma professora da Universidade de Barcelona, a partir de seu trabalho orientando alunos que dão aulas em uma penitenciária na Espanha.
Com este trabalho, a Revista Instrumento mantém-se atualizada e em consonância com a problemática educacional de seu tempo, apresentando aos leitores o resultado de estudos, pesquisas e experiências sobre temas da educação, bem como aprofunda a sua inserção, ao trazer também contribuições internacionais, mostrando o alcance deste projeto.