TRÊS OLHARES BAKHTINIANOS: O CINEMA BRASILEIRO GROTESCO-CARNAVALIZADO
Revista GEMInIS
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ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação
TRÊS OLHARES BAKHTINIANOS: O CINEMA BRASILEIRO GROTESCO-CARNAVALIZADO
Ano: 2020 | Volume: 11 | Número: 3
Autores: A. S. Guerreiro
Autor Correspondente: A. S. Guerreiro | [email protected]
Autor Correspondente: A. S. Guerreiro | [email protected]
Palavras-chave: Bakhtin, Carnavalização, Cinema brasileiro, Grotesco
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O presente trabalho propõe uma reflexão acerca do cinema brasileiro contemporâneo sob o prisma do repertório teórico do russo Mikhail Bakhtin focando em dois conceitos-chave: a carnavalização e o grotesco. A partir de uma releitura do universo de Bakhtin, aproximamos esses dois conceitos na formulação do grotesco-carnavalizado para, em seguida, experimentar sua aplicabilidade no cinema brasileiro, notadamente em três filmes: A Marvada Carne, de André Klotzel, Carlota Joaquina, princesa do Brasil, de Carla Camurati, e Amélia, de Ana Carolina.