TOMÁS DE AQUINO INTÉRPRETE DA TRADIÇÃO EUDAIMONISTA, SEGUNDO MANUSCRITO INÉDITO DE HENRIQUE CLÁUDIO DE LIMA VAZ

Síntese

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ISSN: 2176-9389
Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

TOMÁS DE AQUINO INTÉRPRETE DA TRADIÇÃO EUDAIMONISTA, SEGUNDO MANUSCRITO INÉDITO DE HENRIQUE CLÁUDIO DE LIMA VAZ

Ano: 2021 | Volume: 48 | Número: 150
Autores: Juvenal Savian Filho
Autor Correspondente: Juvenal Savian Filho | [email protected]

Palavras-chave: Henrique Vaz, Thomas Aquinas, Eudaimonismo, Transcendência, Beatidude

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Visa-se apresentar aqui a exegese inédita, feita por Henrique Cláudio de Lima Vaz, da posição tomasiana que articula a beatitude e a destinação do espírito segundo a especificidade da “personalidade científica de Santo Tomás”, a qual, como descreve o próprio Lima Vaz, é formada por uma exploração de todas as grandes correntes de ideias que confluíram para o século XIII, funda- mentalmente a aliança ambígua de Aristóteles entre platonismo e empirismo, o neoplatonismo, com as mediações árabes, e a tradição bíblica que forneceu a Tomás um novo fermento para ampliar a fenomenologia aristotélica da beatitude em um movimento inteiramente natural, convergente para o alto e que se estreita, porém, à medida que avança, chegando a um vértice no qual o Universo é síntese inteligível no espírito, o qual, por sua vez, atinge seu Princípio, o seu próprio Bem, íntimo e transcendente.



Resumo Inglês:

This paper aims to present Henrique Cláudio de Lima Vaz’s original exegesis, concerning Saint Thomas’ position that articulates the concept of beatitude and the destination of the spirit, according to the specific nature of his “scientific personality”. Lima Vaz describes it as a mix of interest in all the main currents of ideas prevailing in the thirteenth century, not only Aristotle’s ambiguous relationship between Platonism and empiricism, but also Neopla­tonism, Arabian influences, and the biblical tradition that provided St Thomas with a new leaven, allowing him to extend the Aristotelian phenomenology of beatitude in a completely natural movement, converging towards the top and narrowing as it progresses, in order to reach an apex in which the Universe becomes an intelligible synthesis in the human spirit that, in turn, finds its Principle, its own intimate and transcendent Good.