TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA: DUPLO PERSONAGEM

Revista de Letras

Endereço:
Av. Universidade, 2683. - Térreo - Benfica
Fortaleza / CE
60020-181
Site: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/index
Telefone: (85) 9877-6074
ISSN: 0101-8051 / 2358-4793
Editor Chefe: Maria Elias Soares
Início Publicação: 31/12/1977
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA: DUPLO PERSONAGEM

Ano: 2001 | Volume: 1 | Número: 23
Autores: R. N. Suttana
Autor Correspondente: R. N. Suttana | [email protected]

Palavras-chave: convenção pastoril, autobiografia, marília de dirceu.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A convenção pastoril é um dos traços marcantes da poesia árcade brasileira. O poeta, travestido em pastor, concede voz a uma ficção na qual se apaga sua identidade e sua biografia pessoal. Em Marília de Dirceu, o processo de cria- ção da máscara pastoril se complica no momento em que, junto com os elementos da ficção, se imiscuem na obra tra- ços autobiográficos do poeta. Não se trata mais, apenas, de encontrar a convenção ou de detectar o que nela existe de “sinceridade” ou confidência. Busca-se, antes, uma imbricação na qual se podem descobrir as relações de mú- tua dependência. Nesta leitura, as instâncias são interpretadas como polarizações de um único movimento gerador de sentido, de uma ficção maior que funda, de modo abrangente e complexo, o universo poético das liras.



Resumo Inglês:

The pastoral convention is a remarkable trait of Brazilian Arcadian poetry. The poet, disguised as a shepherd, lends his voice to a fiction in which his identity and his personal biography become obliterated. In Marília de Dirceu, the process of creating the pastoral mask is complicated by the intrusion of some of the poet’s autobiographical traits in his literary work. It’s no more the case, here, of only finding the convention or of detecting the amount of ‘sincerity’ or confidence that is in it. One must find an imbrication in which a mutual dependence is present. In this reading of the book, the instances are interpreted as the two poles of a unique sense generating movement, of a major fiction that founds, in a large and complex way, the poetical universe of his poems.