Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história

Comunicação & Educação

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ISSN: 0104-6829
Editor Chefe: Roseli Fígaro
Início Publicação: 30/12/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história

Ano: 2022 | Volume: 27 | Número: 1
Autores: Maria Ignes Carlos Magno Universidade Anhembi Morumbi
Autor Correspondente: Maria Ignes Carlos Magno | [email protected]

Palavras-chave: cinema iraniano; narrativa fic-cional; história; geografia; Hana Makhmalbaf.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

E  Buda  desabou  de  vergonha, é  o  título  do  filme  escolhido  para  esta resenha.  Dirigido  por  Hana  Makhmalbaf e  baseado  no  livro Buda  az  Sharm  Foru  Rikht,  de  Mohsen  Makhmalbaf,  o  filme conta a história de Baktay, uma menina de seis  anos,  de  origem  afegã,  pertencente a  etnia  hazara  que  vive  na  cidade  de Bamyan, onde havia o conjunto escultórico dos Budas  em  pé  destruído  pelo  talibã em  2001.  Visto  que  uma  das  propostas da resenha é estudar as relações entre a comunicação e a educação, proponho uma leitura do filme com o objetivo de perceber como o cinema de Hana Makhmalbaf nos mostra ao mesmo tempo uma narrativa fic-cional e aspectos da história, da geografia, da cultura hazara e do próprio cinema.



Resumo Inglês:

And Buddha collapsed in shame, is  the  title  of  the  film  chosen  for  this review. Direct by Hana Makhmalbaf and based on the book Buda az Sharm Foru Rkht,  of  Moshen  Makhmalbaf,  the  film tells  the  story  of  Baktay,  a  six-year-old girl  of  Afghan  origin,  belonging  to  the Hazara ethnic group living in the city of Bamyan,  where  the  standing  Buddhas’ sculptural  ensemble  was  destroyed  by the  Taliban  in  2001.  Given  that  one the proposals to review is the study the relations  between  communicatios  and education, I propose to conduct a study of  the  film  in  order  to  understand  how the cinema shows the fictional narrative and  the  aspects  of  history,  geography, ethnicity and cinema itself.