Toda forma carrega a marca do artista: gestualidade na crítica de arte brasileira contemporânea

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Toda forma carrega a marca do artista: gestualidade na crítica de arte brasileira contemporânea

Ano: 2021 | Volume: 23 | Número: 43
Autores: Ana Cândida de Avelar
Autor Correspondente: Ana Cândida de Avelar | [email protected]

Palavras-chave: Gestualidade, crítica de arte contemporânea, pintura de ação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A gestualidade presente na pintura gestual é frequentemente lida como fruto da descarga emocional do artista. Diante dessa leitura da crítica, tais obras são vistas pela associação da marca da gestualidade à ideia de uma atitude do artista comprometido com a arte. Neste artigo, proponho apresentar um comentário sobre esse discurso que funde artista e obra como um “lugar” da crítica de arte contemporânea no Brasil, sempre que esta é solicitada a enfrentar trabalhos que apresentam uma gestualidade evidente. Busco demonstrar ainda certas genealogias dessa leitura, amparada em ideias promovidas pelo romantismo, pelos expressionismos e pela action painting.