A tipografia comercial de Caruaru: história de algumas gráficas

DATJournal

Endereço:
Avenida Roque Petroni Júnior - 630 - Jardim das Acácias
São Paulo / SP
04707-000
Site: https://datjournal.anhembi.br/dat
Telefone: (11) 5095-5634
ISSN: 2526-1789
Editor Chefe: Gilbertto Prado
Início Publicação: 11/10/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Arquitetura e urbanismo

A tipografia comercial de Caruaru: história de algumas gráficas

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: B. L. A. Costa, L. A. Rodrigues, L. D. de Lima Silva
Autor Correspondente: B. L. A. Costa | [email protected]

Palavras-chave: Caruaru, Tipografia, História, Design, Gráfica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A cidade de Caruaru abriga um fragmento da história da tipografia brasileira que não está devidamente registrado nos livros. Com o intuito de contribuir para uma melhor consignação de tais fatos, inquiriu-se parte da indústria gráfica caruaruense promovendo entrevistas e vasculhando documentos a fim de enriquecer os poucos relatos existentes sobre o tema. O elenco de importantes personagens remanescentes da trajetória tipográfica local; o registro do relato de alguns deles; o levantamento de indícios que corroboraram com a longevidade das tipografias no interior de Pernambuco; a descoberta de inconsistências na proeminente obra do ilustre professor Luiz do Nascimento (1994); e, sobretudo, alguns apontamentos a respeito de oportunidades para que o design local persevere com a impressão tipográfica e possa ampliar seu campo de atuação são algumas das principais contribuições deste trabalho.



Resumo Inglês:

The city of Caruaru houses a fragment of Brazilian typography history that is not properly registered on books. In order to contribute to a better assignment of such facts, researchers inquired some members of the graphic industry in Caruaru, promoting interviews and scouring documents to enrich the few existing reports on the subject. The cast of important remaining characters in local typography; the record of their speeches; some findings that corroborated the longevity of the printers on the countryside of Pernambuco; the discovery of inconsistencies on the prominent work of the illustrious Professor Luiz do Nascimento (1994); and, above all, some notes on opportunities for local design to persevere on typography and expand their working field are some of the main contributions of this work.