THEOQUILOMBISM: BLACK THEOLOGY BETWEEN POLITICAL THEOLOGY AND THEOLOGY OF INCULTURATION

Perspectiva Teológica

Endereço:
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto
Belo Horizonte / MG
31720-300
Site: http://periodicos.faje.edu.br/index.php/perspectiva
Telefone: (31) 3115-7054
ISSN: 2176-8757
Editor Chefe: Francisco das Chagas de Albuquerque
Início Publicação: 31/12/1968
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Teologia

THEOQUILOMBISM: BLACK THEOLOGY BETWEEN POLITICAL THEOLOGY AND THEOLOGY OF INCULTURATION

Ano: 2021 | Volume: 53 | Número: 1
Autores: Cleusa Caldeira
Autor Correspondente: Cleusa Caldeira | [email protected]

Palavras-chave: Theoquilombism, Black theology, Political theology, Theology of inculturation

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O pensamento negro crítico há tempos vem denunciando o colonialismo como a maior fratura intersubjetiva da história moderna, que se revelou o mais eficaz e durável instrumento de dominação universal. Fratura esta que exigiu a classificação hierárquica da humanidade, isto é, a divisão entre humanos e subumanos, entre dominados e dominadores. Neste mundo maniqueísta, as pessoas de origem africana, suas culturas e suas espiritualidades foram relegadas ao primitivo, inferior e diabólico. A teologia negra surgiu como um protesto radical à essa pulsão genocida da modernidade e defesa da dignidade da vida negra. Entretanto, constata-se que o colonialismo perdura como colonialidade, em sua capacidade ilimitada de atualização. Isso demanda também uma atualização das ferramentas teóricas e conceituais para enfrentar o racismo contemporâneo. Da interlocução da teologia com o pensamento crítico negro surge o Teoquilombismo, uma reflexão teológica para pensar a libertação negra entre teologia negra política e teologia da inculturação.



Resumo Inglês:

Critical black thought has long denounced colonialism as the greatest intersubjective fracture in modern history which proved to be the most effective and durable instrument of universal domination. This fracture required the hierarchical classification of humanity, that is, the division between humans and subhumans, between dominated and dominators. In this Manichaean world, people of African origin, their cultures and their spiritualities have been relegated to the primitive, inferior and diabolic. Black theology emerged as a radical protest against this genocidal drive of modernity and defense of the dignity of black life. However, we observe that colonialism persists as coloniality, with an unlimited capacity for updating. This also requires an update of the theoretical and conceptual tools to face contemporary racism. From the dialogue of theology with critical black thought arises theoquilombism, a theological reflection to think black liberation between black political theology and inculturation theology.