Teto de vidro, piso pegajoso e desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro à luz da economia feminista: por que as iniquidades persistem?

Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais

Endereço:
Rodovia Araraquara - Jaú, km 1 - Caixa Postal 174
Araraquara / SP
14800901
Site: http://seer.fclar.unesp.br/cadernos/
Telefone: (01) 6330-1630
ISSN: 23592419
Editor Chefe: Equipe Cadernos de Campo
Início Publicação: 30/01/1994
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Sociologia

Teto de vidro, piso pegajoso e desigualdade de gênero no mercado de trabalho brasileiro à luz da economia feminista: por que as iniquidades persistem?

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 26
Autores: Brena Paula Magno Fernandez
Autor Correspondente: Brena Paula Magno Fernandez | [email protected]

Palavras-chave: Economia feminista; Desigualdade de gênero; Gênero e economia; Teto de vidro; Piso pegajoso

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

À luz da assim chamada economia feminista, o presente artigo propõe-se a apontar as desigualdades de gênero que marcam o cenário econômico, em especial no contexto do mercado de trabalho brasileiro. “Teto de vidro” e “piso pegajoso” são duas metáforas canônicas usadas pela economia feminista para explicar típicas situações de desigualdade a que estão submetidas as mulheres no âmbito laboral em todo o mundo. Sob a ótica feminista, tal configuração deve-se a estereótipos, discriminação por gênero e restrições sociais. Em que pesem as garantias legais que vêm sendo criadas para fortalecer os seus direitos, com base em dados empíricos recentes argumenta-se que estes dois conceitos espelham com fidedignidade a situação vivida hoje pelas mulheres no Brasil.