A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

A teoria crítica e o cinema de propaganda totalitária: convergências entre o nazi-fascismo e a indústria cultural (e algumas palavras sobre Riefenstahl e o pós-moderno)

Ano: 1997 | Volume: 0 | Número: 1
Autores: Adriana Schryver Kurtz
Autor Correspondente: Adriana Schryver Kurtz | [email protected]

Palavras-chave: indústria cultural, cinema, fascismo, estética totalitária

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo reconstrói a trajetória do debate relacionado à recepção da filmografia de Leni Riefenstahl, a autora dos mais importantes filmes de propaganda hitlerista. A dimensão linear e estetizante, tomada como pólo da leitura dessa filmografia, é flagrada e criticada pela autora, num trabalho que recupera a estratégia de interpretação da cultura proposta pelos mais expressivos representantes da teoria crítica.