Teologia e Ciências Humanas: um casamento perfeito?

Caminhando (online)

Endereço:
Rua de Sacramento, 230; Universidade Metodista, Campus Rudge Ramos, Prédio Alfa, Sala 222.
/ SP
0
Site: http://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/CA/index
Telefone: (11) 4366-5958
ISSN: 21763828
Editor Chefe: Helmut Renders
Início Publicação: 30/04/1982
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

Teologia e Ciências Humanas: um casamento perfeito?

Ano: 2009 | Volume: 14 | Número: 2
Autores: Claudio de Oliveira Ribeiro
Autor Correspondente: Claudio de Oliveira Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: método teológico, ciências humanas, marxismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Análise da relação entre teologia e ciências humanas considerando o atual contexto
sociopolítico brasileiro e latino-americano em geral e os desafios teológicos
em torno: (i) da importância da interdisciplinaridade como valor metodológico, (ii)
da necessidade de se garantir a especificidade teológica ao articular os conteúdos
bíblicos com a compreensão científica da realidade, e (iii) da crítica teológica
aos absolutismos presentes também nas verdades científicas



Resumo Inglês:

This is an analysis of the relation between theology and human sciences taking
the present Brazilian and Latin American sociopolitical context into consideration,
as well as the theological challenges related to: (i) the importance of
interdisciplinarity as a methodological value, (ii) the necessity of ensuring the
theological specifity when relating the biblical contents with the scientific understanding
of reality, and (iii) the theological criticism to the absolutisms which are
present also in the scientific truths.



Resumo Espanhol:

Análisis de la relación entre teología y ciencias humanas considerando el actual
contexto sociopolítico brasileño y latinoamericano en general y los desafíos teológicos
en torno: (i) a la importancia de la interdisciplinaridad como valor metodológico, (ii)
a la necesidad de garantizar la especificidad teológica en la articulación de los contenidos
bíblicos y la comprensión científica de la realidad, e (iii) a la crítica teológica
de los absolutismos también presentes en las verdades científicas.