Tensões étnico-culturais na literatura de Cabo Verde: espacialidades femininas em “Liberdade Adiada”, de Dina Salústio

Literatura e Autoritarismo

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ISSN: 1679-849X
Editor Chefe: Rosani Ketzer Umbach
Início Publicação: 01/03/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes

Tensões étnico-culturais na literatura de Cabo Verde: espacialidades femininas em “Liberdade Adiada”, de Dina Salústio

Ano: 2020 | Volume: 0 | Número: 35
Autores: P. F. Gomes, V. R. Pinheiro
Autor Correspondente: V. R. Pinheiro | [email protected]

Palavras-chave: Literatura Cabo-Verdiana; Tensões Étnico-Culturais, Dina Salústio, Espacialidades Femininas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nossa pesquisa parte de uma sucinta exposição da literatura cabo-verdiana para chegar à literatura contemporânea, a partir da análise de um conto de Dina Salústio. Aspectos como a independência foram fundamentais para a reconfiguração do imaginário insular, que ampliou suas temáticas: desde os limites territoriais e o domínio português de outrora até os espaços de natureza mais íntima de seus sujeitos. Por meio de uma abordagem bibliográfica e de teor crítico, nosso objetivo, a partir da explanação inicial feita, é compreender as tensões peculiares ao cenário étnico e cultural de Cabo Verde da atualidade, dando abertura para o diálogo sobre a representação do feminino no conto “Liberdade adiada”, da obra Mornas eram as noites (2019). Corroboramos às investigações de APPIAH (2007), FANON (1983), GOMES (1993, 2000, 2008), LARANJEIRA (1995), LOBO (2016), entre outros aportes teóricos para aprofundar nossas argumentações.



Resumo Inglês:

Our research starts from a succinct exhibition of Cape Verdean literature to arrive at contemporary literature, from the analysis of a short story by Dina Salústio. Aspects such as independence were fundamental for the reconfiguration of the island imaginary, which broadened its themes: from the territorial limits and the Portuguese domain of yesteryear to the most intimate spaces of its subjects. Through a bibliographic and critical approach, our objective, from the initial explanation made, is to understand the tensions peculiar to Cape Verde's ethnic and cultural scene of today, opening for dialogue on the representation of the female in the short story “Delayed Freedom”, of the work Warm were the nights (2019). We corroborate the investigations of APPIAH (2007), FANON (1983), GOMES (1993, 2000, 2008), LARANJEIRA (1995), LOBO (2016), among other theoretical contributions to deepen our arguments.