A temporalidade nos Poesilúdios para piano nº 11 e 16 de Almeida Prado

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ISSN: 1809290X
Editor Chefe: Lilia Neves Gonçalves
Início Publicação: 31/12/2004
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Artes

A temporalidade nos Poesilúdios para piano nº 11 e 16 de Almeida Prado

Ano: 2010 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Ernesto Frederico Hartmann
Autor Correspondente: Ernesto Frederico Hartmann | [email protected]

Palavras-chave: Tempo, Almeida Prado, Piano, Linearidade, Poesilúdios.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo trata das relações de linearidade e continuidade no tempo e sua aplicação
em dois Poesilúdios para Piano de Almeida Prado. A partir do referencial teórico de Jonathan
Kramer, conceitua as diferentes manifestações dos fenômenos temporais, associando-os
aos elementos de variância e invariância presentes nas peças citadas. Com esta abordagem,
almeja-se a compreensão das diferentes interações possíveis entre as diferentes gradações
de temporalidade, linearidade e continuidade. Busca-se também uma concepção que amplie
a visão do intérprete para as relações presentes na obra que não são claramente elucidadas
pelos processos analíticos tradicionais.



Resumo Inglês:

This research deals with the relation of linearity and continuity in time applied in two Poesilúdios
for Piano composed by Almeida Prado. Based on Jonathan Kramer’s theoretical exposition of
time in music, it tries to determine the distinct manifestations of time phenomena found in those
works, associating them to the elements of coherence and invariance presented by the composer.
With this approach, the author seeks to comprehend the different possibilities of interaction
between the several degrees of temporality, linearity and continuity, in order to broaden the
performer’s understanding of the relations present in the work, since those relations are not
easily noticeable in traditional analysis.