Telenovela: elementos identitários em vinheta de abertura

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Telenovela: elementos identitários em vinheta de abertura

Ano: 2021 | Volume: 0 | Número: 52
Autores: Jaqueline Esther Schiavoni
Autor Correspondente: Jaqueline Esther Schiavoni | [email protected]

Palavras-chave: Telenovela, Vinheta, Semiótica francesa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Considerando que a telenovela permanece como uma das formas culturais de maior interesse por parte do público em nosso país, buscamos explicitar algumas das principais estratégias de apresentação desse tipo de produto na grade de programação. Para tanto, realizamos um levantamento histórico das novelas produzidas e transmitidas pela Rede Globo, emissora brasileira que mais investiu em dramaturgia e cujas obras possuem reconhecida qualidade de produção tanto no país como no exterior. A investigação considerou o período que vai de 1965 a 2015, utilizando como referência os títulos disponíveis no site Memória Globo. Vinhetas de abertura foram analisadas à luz da semiótica francesa, e os resultados apontaram para o reconhecimento de quatro recursos recorrentemente explorados: projeções de pessoa, tempo, espaço e procedimentos de tematização – todos articulados de forma a promover no público um sentido de identificação.



Resumo Inglês:

forms of greater interest by the public in our country, we tried to present some of the main strategies of presentation of this type of product in the grid. In order to do so, we make a historical survey of the soap opera produced and transmitted by Rede Globo, the Brazilian broadcaster that has invested most in dramaturgy and whose works have recognized production quality both in Brazil and abroad. The investigation considered the period from 1965 to 2015, that is, from the inauguration of the network to the present day, taking as reference the titles available on the site Memória Globo. The opening videos were analyzed in light of French semiotics and the results pointed to the recognition of four recurring resources explored: person projections, time, space and thematic procedures – all articulated in such a way as to promote in the public a sense of identification.