Teatros do real e a abertura da representação

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Teatros do real e a abertura da representação

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 37
Autores: Martha de Mello Ribeiro
Autor Correspondente: Martha de Mello Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: Crítica da representação, teatros do real, regime estético, biodrama, representação sem fim

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Ao se colocar novamente em debate a milenar relação entre o teatro e o real, abre-se uma nova dimensão crítica sobre o lugar (ou o não lugar) do real na arte contemporânea. A pertinência e potência do debate se confirma pelas temáticas do irrepresentável, do inumano, do teatro confessional, do impossível, do biodrama, etc., que fundamentam o pensamento crítico contemporâneo sobre a representação. Poderíamos sugerir “teatros do real” enquanto construções de teatralidades, ou seja, modos de se encenar que produziriam efeitos de realidade. Porém, iremos entender “teatros do real” não como um efeito de realidade, mas como a possibilidade de abertura da representação.



Resumo Inglês:

By placing the ancient relation between theatre and reality in debate again, a new critical dimension is opened over the place (or the non-place) of the real in contemporary art. The relevance and power of the debate is confirmed by the themes of the not representable, the inhuman, the confessional theatre, the impossible, the biodrama, etc. They substantiate the critical thoughts contemporary on representation. We could suggest “theatres of the real” as constructions of theatricality, that is, modes of staging the real that produce the effects of reality. However, we will understand “theatres of the real” not as an effect of reality but as a possibility of opening for an endless representation.