Teatro, tráfico negreiro e política no Rio de Janeiro imperial (1845-1858): os casos de Luiz Carlos Martins Penna e José Bernardino de Sá

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ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Teatro, tráfico negreiro e política no Rio de Janeiro imperial (1845-1858): os casos de Luiz Carlos Martins Penna e José Bernardino de Sá

Ano: 2017 | Volume: 19 | Número: 34
Autores: Luiz Costa-Lima Neto
Autor Correspondente: Luiz Costa-Lima Neto | [email protected]

Palavras-chave: comédia; escravidão negra; censura.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Utilizando  como  fontes  principais  as atas da câmara dos Deputados, os fo-lhetins líricos, as cartas da diretoria do teatro de São Pedro de alcântara e os autos da Questão Villa Nova do Minho, este artigo pretende desvelar a rede da qual faziam parte políticos, artistas e empresários teatrais do Rio de Janeiro imperial, na época em que o tráfico negreiro  foi  totalmente  proibido. as duas figuras principais contempladas serão o dramaturgo e músico Luiz carlos  Martins  Penna  (1815-1848)  e  o barão, visconde e traficante negreiro português José Bernardino de Sá (c. 1802-1855),  presidente  da  diretoria do teatro de São Pedro de alcântara, onde a maioria das comédias de Mar-tins Penna foi encenada. O período abordado  no  texto  é  iniciado  quando duas  de  suas  comédias  são  censura-das, sendo finalizado com a disputa judicial pela vultosa herança de José Bernardino de Sá.



Resumo Inglês:

Using  the  minutes  of  the  Chamber  of Deputies, the lyrical feuilletons, the letters from the board of directors of the São  Pedro  de  Alcântara  Theater  and  the proceedings of the Questão Villa Nova do Minho, as the main sources, this article seeks to shed light on the network made up of artists, theatrical empresários, and politicians in the imperial Rio de Janeiro, on the period in which the slave trade was totally prohibited. The main figures invol-ved will be the playwright and musician Luiz Carlos Martins Penna (1815-1848) and the Portuguese baron, viscount and slave trafficker, José Bernardino de Sá (c. 1802-1855), President of the Board of the São Pedro de Alcântara Theater, where the majority of Martins Penna’s comedies were staged. The period covered in the article begins when two of his comedies were censored, being finalized with the judicial dispute for the bulk inheritance of Jose Bernardino de Sá.