Teatro e tecnologias de presença à distância: invenções, mutações e dinâmicas

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Teatro e tecnologias de presença à distância: invenções, mutações e dinâmicas

Ano: 2021 | Volume: 3 | Número: 42
Autores: Marta Isaacsson
Autor Correspondente: Marta Isaacsson | [email protected]

Palavras-chave: Performance Digital, Teatro virtual, Recepção

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo aborda as criações teatrais performativas realizadas em tempo real no ambiente da rede internacional de computadores, problematizando as dinâmicas ali instauradas entre cena e recepção, atores/performers e espectadores. A partir do reconhecimento da natureza dos contratos entre o espectador e a cena promovidos pelas primeiras práticas teatrais associadas às teletecnologias, a reflexão discute as transformações aportadas pela tecnologia digital, destacando a importância de marcadores de visibilidade dos participantes entre si e das possibilidades de interação do espectador com a cena como fatores da instauração do sentimento de experiência coletiva na criação online em tempo real.



Resumo Inglês:

The present research addresses the performative theatre creations developed in real time in the environment of the international computer network, questioning the dynamics established between scene and reception, actors/performers and spectators. Based on the recognition of the nature of the contracts between the spectator and the scene promoted by the first theatrical practices associated with teletechnologies, the study discusses the transformations brought by digital technology, highlighting the importance of the participants’ visibility markers among themselves and the possibilities of interaction of the audience with the scene as factors in the establishment of the feeling of collective experience in online creation in real time.