TEATRO DE BONECOS COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Revista Nupeart

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ISSN: 2358-0925
Editor Chefe: André Carreira
Início Publicação: 01/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

TEATRO DE BONECOS COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Ano: 2017 | Volume: 17 | Número: 1
Autores: Marcelo Silva Mendes
Autor Correspondente: Marcelo Silva Mendes | [email protected]

Palavras-chave: escola pública, teatro de bonecos, alteridade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este  artigo  apresenta  parte  de  uma  pesquisa  de  campo  desenvolvida  em  uma Escola Estadual de Ensino Médio, localizada na região da grande Flo-rianópolis, Santa Catarina. A pesquisa consiste no uso do teatro de bonecos com a técnica de animação direta-visível por alunos de nível Médio regular na  disciplina  de  Artes.  O  objetivo  da  pesquisa  é  experimentar  a  relação  entre os princípios técnicos da linguagem mencionada, o processo de con-scientização  corporal  e  a  importância  do  saber  da  experiência,  segundo  Jorge Larrosa, a partir do uso do teatro de bonecos. Embora utilize o termo “dispositivo pedagógico” de Basil Bernstein, não tenho a pretensão de apro-fundar, neste momento da pesquisa, esse modelo teórico que define o que pode ser um dispositivo pedagógico. O termo é desenvolvido por Bernstein (1996)  como  uma  condição  para  a  produção,  a  reprodução  e  a  transfor-mação da cultura. O autor afirma que existem três tipos de regras que con-stituem um dispositivo pedagógico, sendo elas: regras distribuitivas, regras recontextualizadoras e regras avaliativas (BERNSTEIN, 1996). A teoria do dispositivo pedagógico foi idealizada como um “modelo de análise proces-sual, em que um campo específico de conhecimento, uma disciplina esco-lar, por exemplo, pode ser transformada ou ‘pedagogizado’ a fim de consti-tuir conhecimentos e conteúdos escolares, além de relações transmitidas” (MAINARDES;  STREMEL,  2010).  Entretanto,  é  possível  estabelecer  um  paralelo  entre  o  sentido  duplo  da  palavra  “manipulação”  e  a  semelhança  entre a exigência da existência de um processo de conscientização corporal – para realizar uma animação adequada com a importância do “dispositivo pedagógico” na descrição e análise das relações que se estabelecem no in-terior das salas de aula, denunciando as suas estruturas de poder e controle social. Esta estratégia de ação relaciona-se com a exploração de criação no ambiente de ensino, dentro de uma atmosfera de valorização da alteridade, de modo que seja possível o desenvolvimento de reflexões e questionamen-tos  sobre  práticas  pedagógicas  e  processos  de  ensino  e  aprendizagem  no  contexto escolar. A pesquisa proposta é parte do desenvolvimento de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES).