A Teatralidade das Marionetes na Cena de Robert Lepage

Móin-Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

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ISSN: 2595-0347
Editor Chefe: Prof. Dr. Paulo Balardim
Início Publicação: 15/06/2005
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A Teatralidade das Marionetes na Cena de Robert Lepage

Ano: 2008 | Volume: 1 | Número: 5
Autores: Aleksandar Sasha Dundjerovic
Autor Correspondente: Aleksandar Sasha Dundjerovic | [email protected]

Palavras-chave: teatro de animação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A teatralidade de Lepage funciona na associação entre imagens
gravadas e ao vivo. Trata-se de uma comunicação entre atores e toda
a tecnologia trazida ao espaço, onde, segundo Johannes Barringer,
“percepções espaciais são feitas através do que é inserido fisicamente
no espaço”5. A tecnologia também está, conforme observa Alison Oddey, contribuindo com o processo de criação coletiva e influenciando o desenvolvimento da performance em sua evolução. Lepage gosta de se relacionar com tecnologia no mesmo nível que o faz com o texto escrito (quando há um), e a criatividade dos performers. Poderíamos considerar esta colagem de material “ao vivo” en gravado como tecno-cena, ou uma tecnologia que está em simbiose com a ação do performer no espaço. Na verdade, a tecno-cena de Lepage é uma teatralidade híbrida que mescla atuação ao vivo com imagens cinemáticas, vídeo, projeções de slides e colaborações com tecnologias digitais e artistas de várias áreas.