Tambores, movimentos negros e democracia na universidade brasileira

Revista Mundaú

Endereço:
Avenida Lourival Melo Mota - S/n - Tabuleiro do Martins
Maceió / AL
57072-900
Site: http://www.seer.ufal.br/index.php/revistamundau
Telefone: (82) 3214-1322
ISSN: 2526-3188
Editor Chefe: Silvia Aguiar Carneiro Martins
Início Publicação: 01/12/2016
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

Tambores, movimentos negros e democracia na universidade brasileira

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 9
Autores: Marinho Rodrigues, Marcio Goldman
Autor Correspondente: Marcio Goldman | [email protected]

Palavras-chave: Ações afirmativas; Religiões de matriz africana; Candomblé; Bahia; Ilhéus

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto consiste basicamente na transcrição editada de uma conversa pública entre seus autores1 , realizada em 30 de setembro de 2016, pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna, Bahia. O encontro fez parte do Seminário “Estéticas Negras e Ameríndias”, e serviu como preparação para o VI Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, evento articulado à abertura do primeiro semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB). Na conversa agora transcrita, os autores pensam juntos e discutem as implicações dos modos de fazer e pensar presentes nas religiões de matriz africana e em outras manifestações dos movimentos negros para a universidade brasileira, e a importância das ações afirmativas, como a política de cotas e os encontros de saberes, como meio para que um verdadeiro diálogo, simétrico e respeitoso, se estabeleça entre tradições cujas diferenças não significam nem que devam permanecer separadas, nem que uma delas deva desaparecer em benefício da outra. A conversa prolonga, assim, um diálogo que teve início em 1996, quando o antropólogo Marcio Goldman voltou a desenvolver suas pesquisas no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, no qual Marinho Rodrigues é membro do ministério e parte da quinta geração da família que constitui, desde 1885, a base deste terreiro.



Resumo Inglês:

This text is basically an edited transcript of a public conversation between its authors, held on September 30, 2016, by the Center for Afro-Brazilian Studies (NEAB) at the Federal University of Southern Bahia (UFSB), in Itabuna, Bahia. The meeting was part of the Seminar “Black and Amerindian Aesthetics”, and served as preparation for the VI Bahian Congress of Black Researchers, an event linked to the opening of the first academic semester of the Postgraduate Program in Teaching and Ethnic-Racial Relations (PPGER/UFSB). In the conversation, the authors think together and discuss the implications of the ways of doing and thinking of socalled African-Brazilian religions and in other manifestations of black movements for the Brazilian university. They also deal with the importance of affirmative actions such as the quota policy and the encounters of knowledge as a means for a true, symmetrical and respectful dialogue to be established between traditions whose differences do not mean that they should remain separate, nor that one of them should disappear in favor of the other. The conversation thus prolongs a dialogue that began in 1996, when anthropologist Marcio Goldman resumed his research at the Terreiro de Matamba Tombenci Neto, in which Marinho Rodrigues is a member of the ministry and part of the fifth generation of the family that has constituted, since 1885, the base of this terreiro.



Resumo Espanhol:

Este texto consiste básicamente en una transcripción editada de una conversación pública entre sus autores, realizada el 30 de septiembre de 2016 por el Centro de Estudios Afrobrasileños (NEAB) de la Universidad Federal del Sur de Bahía (UFSB), en Itabuna, Bahía. El encuentro formó parte del Seminario “Estética Negra y Amerindios”, y sirvió de preparación al VI Congreso Bahiano de Investigadores Negros, evento vinculado a la apertura del primer semestre académico del Programa de Posgrado en Docencia y Relaciones Étnico-Raciales ( PPGER / UFSB). En la conversación ahora transcrita, los autores piensan juntos y discuten las implicaciones de las formas de hacer y pensar presentes en las religiones de origen africano y en otras manifestaciones de los movimientos negros para la universidad brasileña, y la importancia de las acciones afirmativas, como la cuota. la política y los encuentros de saberes, como medio para establecer un diálogo verdadero, simétrico y respetuoso, entre tradiciones cuyas diferencias no significan que deban permanecer separadas, ni que una de ellas deba desaparecer en favor de la otra. La conversación prolonga así un diálogo que se inició en 1996, cuando el antropólogo Marcio Goldman retomó su investigación en el Terreiro de Matamba Tombenci Neto, en la que Marinho Rodrigues es miembro del ministerio y parte de la quinta generación de la familia que ha constituido, desde 1885, base de este terreiro.



Resumo Francês:

Ce texte consiste essentiellement en une transcription révisée d’une conversation publique entre ses auteurs, tenue le 30 septembre 2016, par le Centre d’Études Afro-Brésiliennes (NEAB) de l’Université Fédérale du Sud de Bahia (UFSB), à Itabuna, Bahia. La réunion faisait partie du Séminaire “Esthétiques Noires et Amérindiennes” et a servi de préparation au VI Congrès des Chercheurs Noirs de Bahia, événement lié à l’ouverture du premier semestre universitaire du Programme de Études Supérieures en Enseignement et Relations Ethno-Raciales (PPGER/UFSB). Dans la conversation maintenant transcrite, les auteurs réfléchissent et discutent les implications des manières de faire et de penser présentes dans les religions d’origine africaine et dans d’autres manifestations des mouvements noirs pour l’université brésilienne, et l’importance des actions affirmatives, comme la politique des quotas et les rencontres du savoir, comme moyen d’un dialogue véritable, symétrique et respectueux, à établir entre des traditions dont les différences ne signifient pas qu’elles doivent rester séparées, ni que l’une d’elles doit disparaître au profit de l’autre. La conversation prolonge ainsi un dialogue qui a commencé en 1996, lorsque l’anthropologue Marcio Goldman a repris ses recherches au Terreiro de Matamba Tombenci Neto, dans lequel Marinho Rodrigues est membre du ministère et fait partie de la cinquième génération de la famille qui s’est constituée, depuis 1885, la base de ce terreiro.