Técnicas integrativas na quiropraxia: Sacro Occipital Techinic - Technics for Integrative Chiropractic: Sacro Occipital Technic

Revista Brasileira de Quiropraxia - Brazilian Journal of Chiropractic

Endereço:
Rua Columbus 82-A - Vila Leopoldina - São Paulo
São Paulo / SP
5304010
Site: http://www.quiropraxia.org.br
Telefone: (11) 3641 7819
ISSN: 2179 7676
Editor Chefe: Djalma José Fagundes
Início Publicação: 31/05/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Saúde coletiva

Técnicas integrativas na quiropraxia: Sacro Occipital Techinic - Technics for Integrative Chiropractic: Sacro Occipital Technic

Ano: 2013 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Ned Heese, Joseph F. Unger Jr e Mara Celia Paiva
Autor Correspondente: Paiva MC. | [email protected]

Palavras-chave: Chiropractic, sacro occipital techinic

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Técnicas integrativas na quiropraxia: Sacro Occipital Techinic
Technics for Integrative Chiropractic: Sacro Occipital Technic

Ned Heese, Joseph F. Unger Jr e Mara Celia Paiva

A Quiropraxia está voltada para o diagnóstico e tratamento das doenças e distúrbios ósteomioarticular e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Para elaborar a hipótese diagnóstica e o tratamento, o quiropraxista lança mão de ferramentas e técnicas, algumas vezes, comum a outros terapeutas manuais e, em outras ocasiões, adota abordagens exclusivas da classe, como é o caso da Sacro Occipital Techinic (SOT), cuja função principal é localizar e corrigir um padrão primário de distorção corporal. Esta correção é alcançada pela avaliação de indicadores, pré, durante e pós-tratamento e é realizada com bases na biomecânica, reflexos neurológicos, princípios fisiológicos e intervenções próprias da técnica. Seu fundador, Major Bertrand DeJarnette, nasceu em Havelock, Nebraska no ano de 1899 e dedicou 60 anos de sua vida à pesquisa e desenvolvimento do método, ninguém na Quiropraxia publicou ou pesquisou tanto quanto este gigante intelectual.
Aos 19 anos de idade a indústria automobilística em que trabalhava como aprendiz de engenharia, sofreu uma explosão deixando-o gravemente ferido e incapacitado ao trabalho. Em busca da restauração da saúde, buscou auxílio na Osteopatia, como seus recursos eram escassos decidiu matricular-se na faculdade de Osteopatia de Elgin em Illinois, já que os alunos recebiam tratamento gratuitamente.
Após sua graduação a dor nas costas persistia e por esta razão decidiu tentar o tratamento quiroprático e mais uma vez, cursar a faculdade foi uma maneira econômica de receber o tratamento. Ele graduou-se como Quiropraxista em 1924 pela Nebraska College of Chiropractic e em Osteopatia no ano 1926.
Com uma mente inquisitiva e imensa gratidão à Quiropraxia, por seu restabelecimento físico, DeJarnette debruçou-se com afinco ao estudo dos trabalhos científicos dos líderes da época de ambas as profissões e encontrou
inúmeras contradições e inadequações dentro das profissões de Quiropraxia e Osteopatia. Por esta razão, decidiu dividir seu tempo entre a prática da profissão e a pesquisa de seus princípios.
À medida que sua investigação acumulou informações suficientes ele convidou alguns profissionais dedicados da área para partilhar os achados e colocar em prática os ajustes clínicos necessários para o andamento de seu trabalho de pesquisa. Em 1929 o Dr. DeJarnette decidiu pela criação de uma organização voltada à pesquisa e ensino da SOT nascendo assim a Sacro Occipital Research Society. Em um curto período de tempo, o grupo de estudos cresceu de tal maneira que em 1957 a associação se internacionalizou, sendo conhecida atualmente pela sigla SORSI.
Pesquisadores médicos nas áreas de neurologia, anatomia, fisiologia e patologia, forneceram-lhe apoio para os novos métodos de pesquisa. Médicos residentes receberam bolsas de estudo para colocar em prática suas teorias, em certa ocasião, o método de pesquisa adotado foi à utilização de mais de 10.000 punções lombar para estudos neurológicos da inervação na coluna vertebral. Os resultados obtidos nas diversas pesquisas realizadas trouxeram-lhe, principalmente, base fisiopatológica e neurológica e foram incorporadas à SOT.
Entre suas realizações mais notáveis estão: o Manual completo da Técnica Sacro Occipital de 1984, da Técnica Quiroprática de Reflexo Manipulativo ou Chiropractic Technique Reflex Manipulative (CMRT) de 1981 e o Manual da Técnica Cranial 1979-1980. Estes guias concentram atenção direta e objetiva ao paciente e auxilia o quiropraxista no ajuste de segmentos vertebrais, viscerosomáticos, nas extremidades do corpo e nas distorções cranianas que afetam a anatomia e fisiologia do corpo inteiro.
Em 1974, em razão da crescente evolução da SORSI, decidiu-se pela formação de uma aliança com organizações irmãs na Europa, Japão e Austrália, formando assim a SOTO Internacional, organização esta com direitos exclusivos de ensinar, divulgar e certificar profissionais quiropraxistas.
No Brasil a técnica SOT foi ministrada oficialmente a partir de 2005 por Jonathan M. P. Howat e Nelson DeCamp, após a ministração dos cursos básicos, um grupo de estudantes e graduados entusiasmados pelos resultados obtidos na aplicação da técnica em seus pacientes, se organizaram buscando
a inclusão do país como membro da aliança internacional. Após intensos esforços, em 2012 a SOTO BRASIL conquistou o direito de representante legal da organização no país. Desde então a associação promove, em média, três cursos anuais em nível internacional e conta com dezessete associados, aproximadamente vinte profissionais aptos a realizar a prova de proficiência, seis quiropraxistas com certificação básica e três com certificação no nível avançado.
Este pesquisador brilhante, que veio a ser conhecido como “O Maior”, escreveu 140 livros, milhares de páginas de artigos científicos, realizou inúmeras patentes e produziu vários inventos. DeJarnette afirmava que a análise de SOT é um modo simples e pontual de localizar a subluxação quiroprática, seu tratamento busca conservar a homeostase do paciente pela remoção de estimulo excessivo, o mais rápido possível, com o mínimo desconforto e maior sensação de bem estar possível.

Esta é uma compilação baseada em entrevistas pessoais e publicações do Dr. Major B. DeJarnette e foi realizada pelo Dr. Ned Heese (arquivista e historiador) da SORSI e revisada em 2013 por Joseph F. Unger Jr, DC, DC, FICS. A adaptação do texto para a língua portuguesa foi realizada por Mara Célia Paiva, sócia fundadora da Soto Brasil.