SYNTHOMAS DE POESIA E DE LUDISMO NA INFÂNCIA

UniLetras

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ISSN: 1983-3431
Editor Chefe: Marly Catarina Soares, Márcia Cristina do Carmo
Início Publicação: 30/04/1979
Periodicidade: Semestral

SYNTHOMAS DE POESIA E DE LUDISMO NA INFÂNCIA

Ano: 2022 | Volume: 44 | Número: Não se aplica
Autores: Maria do Carmo Moreira de Carvalho, Sara Regina de Oliveira Lima
Autor Correspondente: Maria do Carmo Moreira de Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Infância, lúdico, leitor, Climério Ferreira, Martins Napoleão.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho propõe um estudo acerca dos poemas de Climério Ferreira (1979) e Martins Napoleão (1903-1981), dois poetas omitidos no âmbito dos estudos literários piauienses. O artigo tem como pressuposto divulgar suas produções poéticas, ao tempo que colabora para com a poesia infantil, que também perpassa pelo mesmo processo de apagamento. Dessa forma, objetivou-se conduzir a análise dos poemas selecionados tomando por base o ludismo, que em contato com a criança contribui diretamente para o desenvolvimento criativo e para o processo de composição do mundo interior, partindo da concepção de Kirinus (2011) correlacionada com a de Huizinga (2001). Com isso, considerando o entendimento do/a autor/a, pôde-se aferir, portanto, que os poetas estimulam os efeitos/synthomas poéticos na infância através do compasso dos ritmos, do lúdico e do mágico, os quais sintonizam o desenvolver das percepções de mundo, importantes para a formação crítica e para a aproximação da criança com o poema.



Resumo Inglês:

The present work is justified by weaving a study about the poems of Climério Ferreira (1979) and Martins Napoleão (1903-1981), omitted in the context of literary studies of Piauí, while collaborating with the children’s poetry, which also goes through the same process of erasure. Thus, it aimed to conduct the analysis of the selected poems based on the playfulness that in contact with the child contributes directly to the creative development and the process of composing the inner world, from the conception of Kirinus (2011) correlated with Huizinga (2001), among other names, as a theoretical reference. Thus, from the understanding of playfulness of the authors, it could be gauged, therefore, that poets stimulate the poetic effects/synthomas in childhood through the rhythm of rhythms, playfulness and magic, which tune the development of world perceptions, important for critical formation and for the approximation of the child with the poem.