Stan Brakhage, Maya Deren e Jonas Mekas: por uma poética do amateur
Intexto
Stan Brakhage, Maya Deren e Jonas Mekas: por uma poética do amateur
Autor Correspondente: Rafael Valles | [email protected]
Palavras-chave: cinema de vanguarda norte-americano, amateur, Stan Brakhage, Maya Deren, Jonas Mekas.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este artigo pretende analisar a questão do amateur no contexto do cinema de vanguarda norte-americano e de que forma as obras teóricas dos realizadores Stan Brakhage, Maya Deren e Jonas Mekas contribuíram para elaborar uma concepção poética sobre esse termo. A análise do tema será feita a partir dos seguintes textos: Amateur versus Profesional (Deren, 1959), In defense of amateur (Brakhage, 1971) e A linguagem mutante do cinema (Mekas, 1962). A metodologia estará centrada nos aspectos socioeconômico, artístico e técnico. O artigo defende a posição de que esses textos possuem uma importância histórica e teórica sobre o termo e contribuem para compreender a sua poética.
Resumo Inglês:
This article will analyze the question of the amateur within the context of North-American avant-garde cinema, and the way in which the theoretical work of directors Stan Brakhage, Maya Deren and Jonas Mekas has contributed for the elaboration of a poetics of this term. The analysis of this theme will be grounded on the following texts: Amateur Versus Professional (Deren, 1959), In Defense of Amateur (Brakhage, 1971), and The Changing Language of Cinema (Mekas, 1962). Our study will focus on the following aspects: socioeconomic, artistic, and technical. The article defends the position that these texts have a historical and theoretical importance on the term and contribute to understand its poetics.