SOBRE A SONICIDADE

Revista GEMInIS

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ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

SOBRE A SONICIDADE

Ano: 2019 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Wolfgang Ernst , Eduardo Harry Luersen Unisinos
Autor Correspondente: Wolfgang Ernst , Eduardo Harry Luersen Unisinos | [email protected]

Palavras-chave: Arqueologia das mídias, temporalidades midiáticas, epistemologia do som, tecnocultura audiovisual

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste texto, através do conceito de sonicidade, Wolfgang Ernst procura repensar o som tanto em suas propriedades estéticas, como um fenômeno temporal inscrito em certo ambiente tecnocultural, quanto em sua dimensão epistemológica, enquanto objeto de informação e conhecimento. Além de apresentar os desdobramentos teóricos de sua pesquisa sobre as expressões sonoras das mídias, Ernst demonstra como opera sua abordagem particular sobre o proeminente campo da Arqueologia das Mídias. Através do que chama de um interesse tecnomatemático sobre tais objetos, Ernst evidencia uma das principais implicações metodológicas de sua pesquisa: produzir insights a partir do interior dos agentes tecnológicos. O presente artigo trata-se da tradução parcial do primeiro capítulo de seu livro Sonic Time Machines: Explicit Sound, Sirenic Voices, and Implicit Sonicity, em que tais questões são abordadas.



Resumo Inglês:

Through the concept of sonicity, developed in the present text, Wolfgang Ernst seeks to reconstruct sound both in its aesthetic character, as a manifest temporal phenomenon inscribed in a certain technocultural environment, and in its epistemological dimension, as object of information and knowledge. In addition to presenting the theoretical unfolding of his research on the sound expressions of media, Ernst demonstrates how his particular approach on the prominent field of Media Archeology operates. Through a technomathematical drive towards such objects, Ernst highlights one of the main methodological implications of his research: deriving insights from the interior of the technological agents. This article presents a partial translation of the first chapter of his book Sonic Time Machines: Explicit Sound, Sirenic Voices, and Implicit Sonicity, where such questions are addressed.