Sobre a relação entre estética e ética em Rorty e Adorno

Viso: Cadernos de estética aplicada

Endereço:
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n
Niteroi / RJ
24210-201
Site: http://www.revistaviso.com.br
Telefone: (21) 2629-2863
ISSN: 1981-4062
Editor Chefe: Vladimir Vieira
Início Publicação: 31/12/2006
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

Sobre a relação entre estética e ética em Rorty e Adorno

Ano: 2008 | Volume: 2 | Número: 5
Autores: Douglas Garcia Alves Jr.
Autor Correspondente: Douglas Garcia Alves Jr. | [email protected]

Palavras-chave: ética, filosofia moral, Rorty, Adorno

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe uma análise das relações entre ética e estética nas obras de Richard Rorty e Theodor W. Adorno. Trata-se de mostrar como os dois autores abordam as origens estéticas e afetivas da moral. A hipótese proposta é a de uma primazia do prático no projeto filosófico de ambos os autores. Um breve comentário de Inteligência artificial> (EUA, 2001), de Steven Spielberg, é esboçado, para ajudar a discernir as diferenças entre as posições filosóficas discutidas, que remetem aos conceitos de “representação do sofrimento” e de “belo” (Rorty) e de “expressão do sofrimento” e de “sublime” (Adorno).



Resumo Inglês:

This paper intends to examine the relation between the ethical and the aesthetical in the works of Richard Rorty and Theodor W. Adorno. It aims to show that both authors points out to the aesthetical and affective origins of the moral sphere. A hypothesis is carried out: the primacy of the practical sphere in the philosophical project of both authors. A brief commentary of Spielberg’s A.I. (USA, 2001) is drawn in order to help discern the differences between the philosophical positions discussed here, which are based on the concepts of “representation of suffering” and “beautiful” (Rorty), and “expression of suffering” and “sublime” (Adorno).