The Sims: Jogo Computacional como uma Ferramenta Pedagógica na Construção do Conhecimento Matemático

Revista Eletrônica Teccen

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ISSN: 19840993
Editor Chefe: Margareth Maria Queiroz de Carvalho
Início Publicação: 31/12/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Engenharias

The Sims: Jogo Computacional como uma Ferramenta Pedagógica na Construção do Conhecimento Matemático

Ano: 2012 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Rúbia Juliana Gomes Fernandes, Guataçara dos Santos Junior.
Autor Correspondente: Rúbia Juliana Gomes Fernandes | [email protected]

Palavras-chave: Jogos, Matemática, Interação, Tecnologia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A presente análise teve como objetivo investigar se o jogo The Sims pode favorecer a aquisição dos conhecimentos matemáticos no processo ensino-aprendizagem das situações-problemas, a partir de momentos em que os jogos computacionais possam envolver os conceitos matemáticos nos anos finais do ensino fundamental. A investigação foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental numa escola da Rede Municipal de Curitiba localizada na região leste da capital, em um bairro considerado o segundo mais violento da cidade. Baseou-se na exploração realizada no laboratório de informática e nas aulas de matemática, apoiando-se na interação, como fio condutor na resolução de problemas em momentos de jogos computacionais. Sob essa ótica, a fundamentação teórica transcorrerá à luz dos estudiosos da vertente interacionista e da Educação Matemática Crítica.



Resumo Inglês:

The present analysis aimed to investigate if The Sims game may encourage the acquisition of Mathematical knowledge in the teaching-learning process in moments of problems situation with the computational games that involve mathematical concepts in the final years of primary education. The study was conducted with students from 6th grade of elementary school, based on the exploration carried out at the computer lab and Mathematics classes, relying on the interaction as a guide in solving problems at the moments of computational games. Under this view, the theoretical foundation will be coursed by interactionist scholars and Critical Mathematics Education.