Simplicidade, caráter de regra e inserção em práticas

Enunciação

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Telefone: (21) 0268-2104
ISSN: 2526-110x
Editor Chefe: Cristiane Almeida de Azevedo
Início Publicação: 31/08/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Filosofia

Simplicidade, caráter de regra e inserção em práticas

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Luiz Henrique da Silva Santos, Marcos Silva
Autor Correspondente: Luiz Henrique da Silva Santos | [email protected]

Palavras-chave: Atomismo Lógico, Simplicidade, Frege, Wittgenstein, Normatividade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A abordagem fregeana para conceitos assume a existência do logicamente sim- ples. Para tais entes não é possível uma definição própria: sendo simples, não podem ser decompostos. Os simples também são marca do atomismo lógico do Tractatus (1921) de Wittgenstein, onde são tomados como requerimento para que o sentido de uma proposição possa ser estabelecido. Carentes de defini- ção, os logicamente simples devem ser entendidos, segundo Frege (1892), por meio de dicas ou indícios [Winke] direcionados a um interlocutor. Para o Witt- genstein do Tractatus, o entendimento do significado dos simples se dá através de elucidações [Erläuterungen]. Tal conceito parece remontar a Frege (1906), que delega às elucidações a tarefa de efetivar nosso entendimento dos indefi- níveis. Um esclarecimento dessas noções básicas visa trazer uma abordagem diversa à admissão de simples como entidades metafísicas. Em vez de aceitar que Erläuterungen esclarecem objetos lógicos, tratamo-nas como instruções que buscam introduzir indivíduos em uma prática específica. Como consequência, essa inserção assume aspectos práticos, sociais e interacionais. A reflexão sobre simples no segundo Wittgenstein (1953) é utilizada como norte teórico, de tal maneira que a discussão sobre a existência de entidades dá lugar ao exame do papel normativo desempenhado por um termo simples num jogo de lingua- gem. Tal função expressa o caráter de regra da simplicidade e não nos compro- mete com a existência de quaisquer entidades essencialmente simples.