Sertão universal, cinema contemporâneo: a representação sertaneja a partir da retomada

Revista Galo

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ISSN: 2675-7400
Editor Chefe: FRANCISCO ISAAC D. DE OLIVEIRA
Início Publicação: 20/04/2020
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Arqueologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Psicologia, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Teologia

Sertão universal, cinema contemporâneo: a representação sertaneja a partir da retomada

Ano: 2023 | Volume: 1 | Número: 7
Autores: H. da S. Guedes, P. P. de Melo
Autor Correspondente: Heverton da Silva Guedes | [email protected]

Palavras-chave: cinema contemporâneo, representação, sertão

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O cinema brasileiro contemporâneo, inaugurado na década de 1990, com a Retomada, tem como principal marca, antes de tudo, uma abordagem caracterizada pela diversidade, tanto temática quanto estética. A partir dessa variada produção, este presente artigo toma como objetivo, primeiro, analisar como os filmes atuais discutem os sertões atuais: globalizados, massificados e interconectados; e segundo, examinar como muitos deles remodelam a representação sertaneja no cinema nacional: após tanta seca, o sertão enfim se faz mar e se conecta com o mundo, através de uma refrescante enxurrada de novas poéticas, perspectivas e personagens.