SCREENING DO PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Revista Extensão em Ação

Endereço:
Avenida da Universidade, 2932, Benfica
Fortaleza / CE
60.020-181
Site: http://www.revistaprex.ufc.br
Telefone: 85 33667459
ISSN: 2316400X
Editor Chefe: Robéria Rodrigues Lopes
Início Publicação: 31/03/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

SCREENING DO PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 11
Autores: Nívea Rafaela Nóbrega, Cristiana Ferreira da Silva, Carolina Cunha Bezerra, Maria do Perpetuo Socorro Martins Breckenfeld, Grupo Técnico Municipal do Programa Cresça com Seu Filho
Autor Correspondente: Nívea Rafaela Nóbrega | [email protected]

Palavras-chave: características da população, populações vulneráveis, desenvolvimento infantil

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Screening versa sobre a aplicação de um teste ou uma pergunta para identificar indivíduos submetidos a uma determinada situação de risco a fim de justificar uma investigação ou uma ação preventiva direta. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de construção do screeningde um programa de fortalecimento do desenvolvimento na primeira infância. O procedimento metodológico está fundamentado no “Enfoque da Vulnerabilidade”, elaborado a partir da compreensão dos integrantes do Programa através da técnica de brainstorming. O screening reúne quinze variáveis relacionadas às características das crianças, da família, do ambiente familiar e da mãe da criança. A relevância do screening para o Programa assume a dimensão de identificação de famílias mais vulneráveis. A partir de sua aplicação é possível ofertar as visitas domiciliares para fortalecimento do desenvolvimento às crianças e famílias em situação de maior risco de adversidades.



Resumo Inglês:

Screening versa sobre a aplicação de um teste ou uma pergunta para identificar indivíduos submetidos a uma determinada situação de risco a fim de justificar uma investigação ou uma ação preventiva direta. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de construção do screening de um programa de fortalecimento do desenvolvimento na primeira infância. O procedimento metodológico está fundamentado no “Enfoque da Vulnerabilidade”, elaborado a partir da compreensão dos integrantes do Programa através da técnica de brainstorming. O screening reúne quinze variáveis relacionadas às características das crianças, da família, do ambiente familiar e da mãe da criança. A relevância do screening para o Programa assume a dimensão de identificação de famílias mais vulneráveis. A partir de sua aplicação é possível ofertar as visitas domiciliares para fortalecimento do desenvolvimento às crianças e famílias em situação de maior risco de adversidades.