SARTRE, FANON E A DIALÉTICA DA NEGRITUDE: DIÁLOGOS ABERTOS E AINDA PERTINENTES

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ISSN: 21793948
Editor Chefe: Luiza Helena Oliveira da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

SARTRE, FANON E A DIALÉTICA DA NEGRITUDE: DIÁLOGOS ABERTOS E AINDA PERTINENTES

Ano: 2020 | Volume: 11 | Número: 2
Autores: D. M. Faustino
Autor Correspondente: D. M. Faustino | [email protected]

Palavras-chave: Frantz Fanon, J. P. Sartre, colonialismo, negritude, dialética

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Problematiza-se, neste artigo, as relações entre Jean Paul Sartre e Frantz Omar Fanon. Oferece-se uma sistematização que identifica Sartre e o existencialismo como uma das bases do estatuto teórico de Fanon, juntamente com a psicanálise, o marxismo e o movimento de negritude. Argumenta-se, no entanto, que a relação de Fanon com este referencial fora marcada por uma apropriação crítica que os calibanizou para as finalidades da luta revolucionária anticolonial no Continente Africano permitindo-lhe a apresentação de respostas originais que se perderiam caso se reduza o seu pensamento a uma delas ou se lhe apresente como mera repetição.



Resumo Inglês:

In this article, we problemat ize the relations between Jean Paul Sartre and Frantz Omar Fanon. We offer a systematization that identifies Sartre and existentialism as one of the bases of Fanon's theoretical status, along with psychoanalysis, Marxism and the black movement. We argue, however, that Fanon's relationship with this framework was marked by a critical appropriation that calibanized them for the purposes of the anti - colonial revolutionary struggle in the African continent allowing him to present original answers that would be lost if his thinking were reduced to one of them or presents itself as a mere repetition.