SANTA TERESA DE ÁVILA: 50 ANOS DOUTORA DA IGREJA

Perspectiva Teológica

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ISSN: 2176-8757
Editor Chefe: Francisco das Chagas de Albuquerque
Início Publicação: 31/12/1968
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Teologia

SANTA TERESA DE ÁVILA: 50 ANOS DOUTORA DA IGREJA

Ano: 2021 | Volume: 53 | Número: 3
Autores: Lúcia Pedrosa-Pádua
Autor Correspondente: Lúcia Pedrosa-Pádua | [email protected]

Palavras-chave: Santa Teresa de Ávila. Doutora da Igreja. Teologia. Mulher.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

RESUMO: O presente artigo tem como objeto a declaração de Santa Teresa de Ávila como Doutora da Igreja, em 1970. Aprofunda alguns significados deste acontecimento para a teologia e, especialmente, para a relação entre este saber e as mulheres. Inicia apresentando a figura de Santa Teresa a partir de algumas características da sua humanidade, em consonância com a homilia de Paulo VI na proclamação da Doutora da Igreja. Em seguida, traz aspectos históricos da importância da doutrina teresiana para a espiritualidade cristã. Explicita os fundamentos teológicos que possibilitaram o reconhecimento do doutorado das mulheres, no século XX, e dá as razões do doutorado teresiano, em contraste com a misoginia experimentada pela Santa em seu tempo histórico. Finaliza com os desdobramentos deste acontecimento para a teologia.



Resumo Inglês:

ABSTRACT: This article addresses the proclamation of St. Teresa of Avila as a Doctor of the Church in 1970. It expands on some of the meanings of this event for theology,especially for the relationship between this knowledge and women. It begins by presenting the fi gure of Saint Teresa based on some characteristics of her humanity, in line with the homily of Paul VI in her proclamation as a Doctor of the Church. Then, it brings historical aspects of the importance of Teresian doctrine for Christian spirituality. After that, it explains the theological foundations that enabled the recognition of women’s doctorate in the 20th century, and gives the reasons for the Teresian doctorate, in contrast with the misogyny experienced by Saint Teresa in her historical time. It concludes with the explanations of this event for theology.