Sadismo, lesbianismo e possessão em A Condessa Sangrenta, de Alejandra Pizarnik

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

Sadismo, lesbianismo e possessão em A Condessa Sangrenta, de Alejandra Pizarnik

Ano: 2019 | Volume: 15 | Número: 29
Autores: Paullina Lígia Silva Carvalho, Antonio Carlos de Melo Magalhães
Autor Correspondente: P. L. S. Carvalho, A. C. de M. Magalhães | [email protected]

Palavras-chave: erotismo, demoníaco, feminino, Pizarnik

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo propõe uma interpretação da obra A Condessa Sangrenta, de Alejandra Pizarnik, dando destaque à relação, ainda não devidamente contemplada pela fortuna crítica da autora, entre sadismo, lesbianismo e possessão demoníaca. A perspectiva encontrada na obra aponta para as imbricações trágicas e morais da relação entre esses três aspectos, pondo em relevo a forma como demoníaco pode ser visto na relação com a sexualidade e com a liberdade moral de uma personagem enigmática com foi a Condessa Báthory.



Resumo Inglês:

The article proposes an interpretation the Alejandra Pizarniks Work The Bloody Countess, specially the sadism, lesbianism and demonic possession, theme no so important for the literary critics about Pizarniks Work until yet. The perspective of the work based on the many tragic and moral relations between of these three aspects, specially the form how the demonic can been seen in the relation to the sexuality and to moral freedom of a enigmatic person as the Condessa Báthory.



Resumo Espanhol:

El articulo propone una interpretación de la novela La Condesa Sangrienta, de Alejandra Pizarnik, destacando el sadismo, el lesbianismo y la posesión demoníaca, temas que todavía no son tan interpretados por la crítica literaria sobre su obra. La perspectiva con que se acerca de la obra es basado en las muchas relaciones trágicas y morales que hay en los tres aspectos, especialmente en la forma como el demoníaco puede ser visto en la relación con la sexualidad y con la liberdad moral de un personje enigmático como es la Condesa Sangrienta.