A saída de si ao encontro do outro: o discurso religioso do papa Francisco pautado pelo viés etnográfico

Reflexus

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ISSN: 2358-4874
Editor Chefe: José Adriano Filho
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Teologia

A saída de si ao encontro do outro: o discurso religioso do papa Francisco pautado pelo viés etnográfico

Ano: 2019 | Volume: 13 | Número: 22
Autores: Vinicius da Silva Vieira
Autor Correspondente: Vieira, Vinicius da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Análise do Discurso, Discurso Religioso, Etnografia, Papa Francisco, Igreja em Saída.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem por objetivo descrever e analisar o discurso do papa Francisco, identificando aspectos do pensamento e da abordagem etnográfica no apelo que o líder religioso faz aos fiéis cristãos(ãs) em prol de uma Igreja em saída. O material de análise é composto de excertos extraídos das exortações apostólicas Evangelii gaudium e Gaudete et exsultate,  que descreveremos à luz dos campos dos estudos discursivos de linha francesa, da análise do discurso religioso e da etnografia, sendo esta tomada por nós não só como um método de pesquisa, mas como categoria de pensamento, isto é, como um postulado que rege o lidar de seres humanos com outros seres humanos. Constatamos, no discurso do papa Francisco, significativa presença de traços de um modelo etnográfico reflexivo-performativo (pensamento-prática), que apontam para a experiência de uma Igreja renovada e em permanente saída.



Resumo Inglês:

The purpose of this article is to describe and analyze the discourse of pope Francis, identifying aspects of ethnographic thought and approach in the religious leader's appeal to the Christian faithful for an outgoing Church. The material of analysis is composed of excerpts extracted from the apostolic exhortations Evangelii gaudium and Gaudete et exsultate, which we shall describe in the light of the fields of French discursive studies, the analysis of religious discourse and ethnography, which is taken not only by us method of research, but as a category of thought, that is, as a postulate that governs the dealing of human beings with other human beings. We find in the discourse of pope Francis a significant presence of traces of a reflective-performative ethnographic model (thought-practice), which point to the experience of a renewed and permanent Church.